Criminosos usam perfis falsos no WhatsApp para aplicar golpes no Tocantins

Perfis falsos no WhatsApp são utilizados para tentar se associar ao Detran-TO e enganar o cidadão

Detran alerta tocantinenses sobre golpe no WhatsApp
Descrição: Detran alerta tocantinenses sobre golpe no WhatsApp Crédito: Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins emitiu comunicado ontem, 6, alertando para um golpe que vem sendo aplicado no Tocantins, por perfis falsos no aplicativo WhatsApp, utilizando o nome do órgão. Conforme o Detran, estão circulando mensagens nas redes sociais, ofertando serviços fornecidos pelo Departamento que seriam a isenção de multas, retirada de pontos da carteira, liberação de débitos de veículos com 50% de descontos, vendas de carros e também de Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “O Detran-TO afirma que não envia mensagens via rede social para nenhum usuário do sistema, esta prática é criminosa e o usuário deve ficar atento”, pontuou o órgão.

 

Perfis falsos no Whatsapp são utilizados para tentar se associar ao Detran-TO e enganar o cidadão. Segundo o Detran, o criminoso inicia o diálogo explicando que tais serviços já estão prontos e o valor cobrado já está na conta. “Contudo, o golpista faz-se de inocente, como se a conversa estivesse ocorrendo com a pessoa errada e assim inicia um diálogo com a vítima e transmite a mensagem desejada. Portanto, se você receber mensagens com teor semelhante aos listados acima, entre em contato conosco através do 3218-3018 e denuncie”, alerta o órgão.

 

Ainda de acordo com o Detran, o Serviço de Inteligência do Departamento de Trânsito tem investigado o caso. A informação é que para o delito são utilizados chips de operadoras de telefonias com o código do Tocantins (63), porém, os criminosos são de outros estados ou estão localizados em penitenciárias. “O Detran-TO está trabalhando em parceria com a Polícia do Tocantins e a Delegacia de Crimes Cibernéticos para solucionar o crime o mais breve possível”.

 

Comentários (0)