Culto ecumênico pela saúde de Isabel Auler reúne dezenas de amigos em Palmas

Nesta segunda-feira a reitora passou por uma tomografia computadorizada de controle, a qual confirmou a estabilização das atividades cerebrais e a não ocorrência de novas hemorragias

Amigos de Isabel fazem preces pela recuperação da reitora
Descrição: Amigos de Isabel fazem preces pela recuperação da reitora Crédito: Foto: Dicom/UFT

Alunos, colegas e amigos da reitora da Universidade Federal do Tocantins, Isabel Auler, participaram na tarde desta segunda-feira, 30, de um culto ecumênico dedicado à recuperação da saúde da reitora, que está internada em estado grave, desde o dia 26, em Buenos Aires, na Argentina, após ter sofrido dois Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC). A cerimônia começou às 17h no auditório do Cuica, no campus de Palmas, e durou cerca de uma hora, contando com a participação de representantes de três religiões.

 

Dentre os participantes do culto, estiveram presentes os ex-reitores da UFT, Márcio Silveira e Alan Barbiero, o vice-reitor Luís Eduardo Bovolato, além de pró-reitores e diretores da Universidade. Antes do encerramento da cerimônia, foi informado aos presentes que, atendendo a diversas manifestações, ficou estabelecido o horário das 21h de todos os dias até a recuperação da reitora como "momento de intercessão", quando todos os que assim desejarem poderão fazer suas orações por Isabel em ação simultânea, onde quer que estiverem.

 

Foi lida, ainda, uma mensagem enviada ontem pela filha de Isabel, Claudia Auler, também professora da UFT, e que acompanha a reitora em Buenos Aires. No breve texto, ela agradeceu as orações e boas vibrações enviadas, e pediu "calma e paciência" a todos na expectativa por notícias, ressaltando que as informações continuarão a ser repassadas à Diretoria de Comunicação da UFT (Dicom) para divulgação por meio dos canais oficiais da Universidade.

 

Estado de saúde

Nesta segunda-feira a reitora passou por uma tomografia computadorizada de controle, a qual confirmou a estabilização das atividades cerebrais e a não ocorrência de novas hemorragias. "O quadro clínico ainda é delicado, mas há expectativa de alguns movimentos e reflexos nas próximas 24 horas, com a retirada da sedação", avalia Neilton Araújo de Oliveira, médico e professor da UFT que acompanha o caso diretamente com a família de Isabel e a equipe médica que atende a reitora na Argentina. "Somente com a consolidação e recuperação do quadro neurológico, que ainda é a maior preocupação, será possível investigar mais aprofundadamente os fatores associados ou causadores do AVC", completa ele.

 

Diante da expectativa por notícias, os médicos e a própria família de Isabel ressaltam que o processo de recuperação e evolução do quadro pode ser lento nesta fase, motivo pelo qual as atualizações sobre o estado de saúde da reitora podem não ser tão frequentes.

 

Isabel Auler está internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da Fundación para la Lucha contra las Enfermedades Neurológicas de la Infancia (Fleni) desde a última quinta-feira, quando sofreu o derrame, durante uma viagem de férias na companhia do filho, Renato Auler.

Comentários (0)