De janeiro a setembro deste ano, mais de oito mil empresas foram abertas

De acordo com dados da Jucetins, entre os meses de janeiro e setembro 8.969 mil empresas foram abertas. Deste total 8.132 são microempresas.

O número de novas empresas abertas no Estado aumentou em 4,4%, é o que aponta os dados  da Junta Comercial do Tocantins- Jucetins. Segundo consta, entre os meses de janeiro e setembro 8.969 mil empresas foram abertas no Tocantins. Deste total, 8.132  são microempresas. Também neste período  849 empresas tiveram as suas atividades encerradas, quantitativo menor que no ano passado, quando foram fechadas 22 empresas.

Segundo o presidente da Associação Comercial e Indústria de Palmas- Acipa, Fabiano do Vale, o aumento do número de microempresas é devido aos constantes incentivos que o empresário tem recebido.

“Este aumento aconteceu devido às várias adesões dos empresários  ao Programa  de Incentivo ao Microempreendedor Individual –  MEI que oferece opção aos trabalhadores  que antes  atuavam na informalidade. Isto sem dúvida  causa um aquecimento da atividade empresarial. O Tocantins tem sido um dos maiores incentivadores deste segmento", declarou o presidente.

Dados

Conforme informações da Jucetins, do total das 8.969 mil empresas, 3.959 prestam serviço para o comércio, 3.472 para serviços em geral  e 1.538 para a indústria. Palmas foi a cidade que mais abriu empresas totalizando 2.782, em segundo lugar está Araguaína com 1.077, em terceiro Gurupi, com 652 e em quarto vem Paraíso do Tocantins, com 350 empresas.

Dificuldades

A presidente da Associação Comercial e Industrial de Araguaína, Antônia Lopes Gonçalves, informou que uma das principais dificuldades encontradas pelo município tem sido a burocracia na hora de se abrir uma nova empresa.

"A nossa maior dificuldade é com o município porque os processos para abrir uma empresa ainda são muito burocráticos. Por causa do excesso de documentos solicitados demora de 30 a 40 dias para abrir uma empresa. Na área da saúde a exigência é ainda maior chegando a 60 dias, por isto estamos realizando um trabalho para diminuir este prazo", informou.

Foco no aumento

Já em Gurupi, segundo  o presidente da Associação Comercial , Erimilson Ferreira Leite, para aumentar o número de empresas a Associação tem realizado um trabalho para revitalizar o Parque Agroindustrial do município.

"Nós temos feito um trabalho em parceria com a prefeitura e o Governo do Estado para revitalizar o Parque Agroindustrial do município. Por enquanto o governo está realizando a previsão do orçamento para realizar esta ação. Acredito que a partir deste trabalho o Estado poderá fazer novos incentivos para que mais empresas venham para Gurupi. Na revitalização, estão previstos o asfaltamento de algumas ruas e avenidas, rebaixamento de energia elétrica e uma segurança maior, com a presença da Polícia Militar", finalizou.

Comentários (0)