Defensoria recomenda que Governo pague servidores em parcela única até esta 5ª

A Defensoria Pública emitiu uma Recomendação para que o Governo pague o salário dos servidores em parcela única até às 23h59 desta quinta, 8.

Defensoria Pública do Tocantins
Descrição: Defensoria Pública do Tocantins Crédito: Bonifácio/T1Notícias

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE) emitiu uma Recomendação ao Governo do Estado para que efetue o pagamento do salário dos servidores referente ao mês de dezembro de 2014 em parcela única até às 23h59 desta quinta-feira, 8, quinto dia útil do mês de janeiro de 2015.

 

Na Recomendação, a DPE pede que o governo se abstenha de fracionar o pagamento em quatro parcelas, conforme foi anunciado "sob o pretexto de esgotamento orçamentário e indisponibilidades financeiras". A Recomendação é assinada pelo defensor público Freddy Alejandro Solórzano Antunes, coordenador do Núcleo de Ações Coletivas.

 

A DPE argumenta que o parcelamento em quatro vezes dos salários dos servidores é inconstitucional e fere os princípios da dignidade humana. O órgão exemplificou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) de caso semelhante ao do Tocantins, em que o Supremo Tribunal Federal (STF) se manifestou pela impossibilidade de pagamento de remuneração para servidores de forma fracionada.

 

A DPE ainda alertou que com a atitude do governo, existe a possibilidade de que a "qualquer momento a prestação de serviços públicos essenciais seja suspensa em razão de paralisação dos servidores".

 

O Portal T1 Notícias entrou em contato com a Secretaria de Comunicação do Estado do Tocantins para falar sobre o assunto e aguarda retorno.

 

Comentários (0)