Delegação do Tocantins participa do Encontro Nacional dos Comitês de Cultura

Expectativa dos participantes do encontro é a de que o presidente Lula assine nesta 2ª feira mensagem encaminhando ao Congresso Nacional o Projeto de Lei que criará o novo Plano Nacional de Cultura

Delegação do Tocantins participa do encontro em Brasília
Descrição: Delegação do Tocantins participa do encontro em Brasília Crédito: Divulgação

A delegação do Tocantins participa, em Brasília (DF), do Encontro Nacional dos Comitês de Cultura e Agentes Territoriais. O evento é uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) no âmbito do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) e ocorre até quarta-feira, 19. O encontro reúne representantes de todos os estados, tendo como foco o fortalecimento da participação social e a territorialização das políticas culturais no Brasil.

 

 

Nesta segunda-feira, 17, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe no Palácio do Planalto os 602 Agentes Territoriais de Cultura que atuam nas cinco regiões do País, além dos coordenadores dos comitês estaduais e dos representantes do Ministério da Cultura nas 27 unidades federativas. Este encontro contará com a participação dos representantes dos 27 comitês de cultura do Brasil.

 

 

A expectativa dos participantes do encontro é a de que o presidente Lula assine mensagem encaminhando ao Congresso Nacional o Projeto de Lei que criará o novo Plano Nacional de Cultura para os próximos 10 anos. “Esse momento é uma oportunidade ímpar para dialogar sobre as necessidades culturais do nosso país e fortalecer as políticas que atendem a cada território”, destaca Kaká Nogueira, coordenador-geral do Comitê de Cultura no Tocantins.

 

 

O Encontro Nacional integra as ações estruturantes do PNCC, um programa criado para ampliar a participação cidadã nas decisões culturais e garantir que as políticas públicas tenham capilaridade em todo o Brasil. A criação dos comitês de cultura nos estados e municípios foi um compromisso assumido pelo Presidente Lula, visando fortalecer a cultura como eixo de geração de trabalho e renda, inovação, sustentabilidade e desenvolvimento democrático.

 

 

A programação oficial inclui rodas de conversa, oficinas, grupos de trabalho e plenárias com agentes, comitês, gestores públicos e representantes da sociedade civil.

 

 

Delegação do Tocantins

O Tocantins será representado por uma comitiva composta por Cícero Belém, chefe do Escritório Estadual do Ministério da Cultura no Tocantins (CEETO); Kaká Nogueira, coordenador-geral do Comitê de Cultura no Tocantins; professora Niccolly Zifirino, responsável pelo acompanhamento das ações dos Agentes Territoriais; representante do comitê da região Sul, Socorro de Sousa Barros; e 11 Agentes Territoriais de Cultura, que atuam em áreas estratégicas do estado, difundindo informações, articulando ações e mobilizando a sociedade em torno das políticas nacionais de cultura.

 

 

“Participar deste momento histórico reforça o compromisso do Tocantins com uma política cultural mais democrática, territorializada e conectada às necessidades reais do povo brasileiro”, afirma Cícero Belém, coordenador do CEETO.

 

 

A Importância do Encontro para o Tocantins

A participação na programação nacional permitirá que a delegação tocantinense fortaleça sua atuação nos territórios, ampliando a compreensão sobre as diretrizes nacionais e aprimorando estratégias de mobilização e articulação local. Após o evento, a equipe retornará ao estado com novos encaminhamentos que serão disseminados entre agentes, comitês e gestores culturais.

 

 

Sobre o Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC)

O Programa Nacional dos Comitês de Cultura integra a política de participação social do MinC, conectando agentes territoriais, comitês estaduais/municipais e sociedade civil. O PNCC busca ampliar a cidadania cultural, fortalecer redes locais e garantir que as políticas públicas cheguem a todos os territórios do País.

Comentários (0)