Com período de estiagem, caracterizado pela ausência ou redução significativa das chuvas, o aumento do consumo e o desperdício de água se tornam ainda mais evidentes, o que reflete diretamente na conta de água ao final do mês. Diante desse cenário, a BRK reforça a importância do uso consciente do recurso hídrico e orienta a população sobre como evitar prejuízos no orçamento doméstico.
O diretor de Operações da BRK, Bruno Gravatá, explica que a adoção de práticas sustentáveis nesta época do ano impacta positivamente o meio ambiente. “Atitudes simples, como escovar os dentes com a torneira fechada, tomar banhos mais curtos ou lavar a louça com moderação, fazem diferença. Um banho de 15 minutos com o chuveiro meio aberto consome cerca de 135 litros de água. Ao reduzir esse tempo para cinco minutos e fechar o registro enquanto se ensaboa, o consumo cai para 45 litros, uma economia de 66%”, exemplifica.
Entre os vilões do desperdício estão os chamados vazamentos ocultos, que podem ocorrer em descargas defeituosas, tubulações danificadas por raízes, reservatórios com rachaduras ou chuveiros com gotejamento contínuo. Quando demoram ser identificados, esses problemas influenciam diretamente no volume registrado pelo medidor.
Para o gerente comercial da BRK, Peterson Portela, as intercorrências comprometem o planejamento financeiro das famílias. “O volume de água perdido em vazamentos é registrado pelo hidrômetro e, portanto, cobrado na conta. Isso pode gerar um impacto significativo no orçamento doméstico. Por isso, é fundamental acompanhar o histórico de consumo”, orienta.
Diante de aumentos inesperados na conta, a recomendação é que o consumidor entre em contato com a BRK para solicitar o histórico de consumo e avaliar possíveis causas. “Quando o vazamento ocorre dentro do imóvel, a responsabilidade pela identificação e reparo é do proprietário. No entanto, compreendemos que essas situações não são intencionais e, por isso, analisamos junto ao cliente a melhor forma de negociação, conforme previsto em nossa Resolução Normativa”, explica o gerente comercial, Peterson Portela.
Comentários (0)