Detran informa que os atendimentos já voltaram ao normal; Serpro dá explicação

O Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), sistema responsável pela vinculação de todo o atendimento do Detran junto à base de dados nacional, esteve fora do ar desde a tarde de quarta, 2

Crédito: Reprodução

O Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) informou, no começo da tarde desta quinta-feira, 3, que a comunicação entre Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e o órgão foi restabelecida e o sistema está operando normalmente. Todos os atendimentos estão sendo realizados no horário de funcionamento que é de 8  às 18 horas.

 

Na manhã desta quinta-feira, os atendimentos no Detran estava suspensos "por tempo indeterminado", conforme havia anunciado o órgão.

 

Ainda conforme o Detran, o motivo da paralização dos serviços ocorreu porque o Serpro, sistema responsável pela vinculação de todo o atendimento do Detran junto à base de dados nacional, estava fora do ar desde a tarde de quarta-feira, 2.

 

O Detran/TO também mencionou que entrou em contato com outros Estados que informaram estar em situação semelhante.

 

 

Serpro explica

 

Em nota enviada ao T1 Notícias, o Serpro disse que não tem nenhuma relação com a recente indisponibilidade de serviços prestados pelos Detrans, que já retiraram, dos seus sítios, a informação de que teria ocorrido um problema de nossa responsabilidade. O que ocorreu foi o rompimento de um cabo de uma empresa de telefónia móvel, problema este também registrado em Mato Grosso do Sul e Paraná. 

 

“Não há qualquer registro de incidentes em nosso sistema nacional. A empresa tampouco possui qualquer gestão sobre os sistemas internos de comunicação dos Departamentos Estaduais de Trânsito”, disse na nota.

 

“Diante disso, solicitamos a retirada imediata da informação de que o sistema do Serpro está fora do ar, para que a imagem da empresa não seja prejudicada. Solicitamos, ainda, que sejamos sempre procurados para dar os devidos esclarecimentos, pois, em momento algum, fomos contatados para falarmos sobre o ocorrido”, avisou aos Detrans.

Comentários (0)