Detran recebe 591 pedidos de prorrogar prazos para conclusão de processos da 1ª CNH

Detran recebe 591 pedidos de prorrogar prazos para conclusão de processos da 1ª CNH

591 candidatos já foram beneficiados com a medida
Descrição: 591 candidatos já foram beneficiados com a medida Crédito: Félix Carneiro

Desde que a medida que permite a prorrogação de prazos para a emissão da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH)  foi publicada pelo governo estadual e passou a vigorar, centenas de candidatos a motoristas no Estado já procuraram o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para fazer a solicitação. De acordo com a Gerência da Banca Examinadora, responsável por avaliar esses pedidos, 591 candidatos já foram beneficiados com a medida.

 

O objetivo da iniciativa é conceder aos futuros motoristas um prazo mais estendido para concluir a tão sonhada primeira habilitação. Segundo o gerente da Banca Examinadora do Detran Tocantins, Dionelson Brito dos Santos, a portaria veio favorecer os futuros  condutores que por algum motivo não puderam concluir o processo de habilitação. “Os candidatos têm procurado o órgão, diariamente, para fazer a solicitação", afirmou.

 

A Portaria 395/2017 foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) em novembro do ano passado. O documento implementa a reativação e prorrogação do prazo para a conclusão dos processos de primeira habilitação, vencidos.

 

O prazo prorrogado pode ser pelo período de 30 dias até 12 meses, de acordo com análise da Comissão de Avaliação, não excedendo o prazo de dois anos, sendo este computado a partir da data de abertura dos processos. A Portaria já está em vigor desde a data da publicação.

 

Os processos em que os candidatos não concluírem o Exame de Aptidão Física e Mental (não vencido), Avaliação Psicológica, Curso Teórico-Técnico, Exame Teórico-técnico, Curso de Prática de Direção Veicular e Exame de Prática de Direção Veicular, nesta ordem, para obtenção da primeira habilitação, no prazo acima estabelecido, serão cancelados.

 

O parecer emitido pela Comissão de Avaliação será parte integrante do processo para a emissão da CNH Provisória ou Permissão Para Dirigir (PPP). Ainda conforme a referida Comissão, somente o candidato poderá solicitar a prorrogação do processo.

 

Para quem mora em Palmas, o primeiro passo é procurar, pessoalmente, a Diretoria de Operações que fica no bloco 5 - Veículos, na sede do Detran, na região Norte de Palmas, ou os Postos Avançados de Atendimento na capital, Palmas Shopping, Taquaralto e Luzimangues. Para quem reside no interior do Estado, pode ir a qualquer uma das 29 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans).

 

Para fazer solicitação, o candidato deverá preencher um formulário próprio que será fornecido pelo Detran, e anexar uma cópia do formulário Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados), que será encaminhado à Diretoria de Operações, para avaliação.

Comentários (0)