Detran-TO moderniza fiscalização com novos equipamentos e lança projeto educativo

Entidade defende que agilizará fiscalizações e anunciou projeto educativo em Palmas. Talonários eletrônicos substituirão papel e reduzirão tempo de autuação

Crédito: Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) recebeu, nesta quarta-feira, 2, novos equipamentos para aprimorar a fiscalização e segurança no trânsito. Foram entregues 60 talonários eletrônicos, 40 impressoras, 1.000 cones, 250 barreiras de fiscalização e 20 etilômetros, que totalizaram um investimento de R$ 1,6 milhão.

 

A modernização inclui a implementação dos talonários eletrônicos, que substituem os autos de infração em papel por um sistema digital mais ágil e preciso. Desde que começaram a ser utilizados, em 28 de fevereiro, já foram registrados 5.718 autos de infração com a nova tecnologia. Segundo a diretora de Operações do Detran, Raíza Moura, o sistema reduz erros e melhora a integridade das informações.

 

Cidade do Trânsito: projeto educativo será implantado em Palmas

Além da entrega dos equipamentos, foi anunciada a criação do projeto Cidade do Trânsito, que será instalado em Palmas com o objetivo de conscientizar a população sobre boas práticas de direção. A iniciativa busca educar motoristas e pedestres para reduzir acidentes e melhorar a segurança viária.

 

A cerimônia de entrega aconteceu na sede do órgão e reuniu cerca de 70 agentes de trânsito, além de autoridades estaduais e municipais, como o governador Wanderlei Barbosa, o presidente do Detran e o William Gonzaga.

 

O agente Gleverson Santos, que atua no Detran há anos, comemorou os avanços. "A implementação desse equipamento [talonários eletrônicos] representou uma evolução extraordinária. Desde 2014, lavrávamos os autos de infração de forma manual, o que levava, em média, de cinco a dez minutos para ser concluído. Atualmente, conseguimos lavrar um auto de infração em questão de segundos, foi um avanço significativo. Parabenizo a gestão, o governador, o presidente do Detran e todos os envolvidos nessa melhoria", concluiu.

Comentários (0)