Lançado oficialmente no mês de abril pelo Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins, o programa “Detran-TO Educando para a Vida” já está sendo desenvolvido nas escolas públicas e privadas dos 139 municípios do Estado e busca inserir o tema trânsito transversalmente nas aulas regulares das séries do ensino fundamental (1º ao 9º ano).
A meta do Programa é atender cerca de 300 mil estudantes, além de preparar os professores para atuarem dentro da sala de aula com o material paradidático distribuído pelo Detran-TO – guia do professor e o livro do aluno. Ao todo 1.270 coordenadores pedagógicos e professores foram capacitados de forma presencial no primeiro trimestre de 2013 em 13 polos distribuídos pelo Estado. As capacitações do Programa continuam acontecendo a distância (on-line).
Os custos gerados pelo Programa ''Detran-TO Educando para a Vida'', tais como: aquisição dos livros paradidáticos do aluno e guia do professor, capacitação do corpo docente e logística de entrega dos materiais, são de responsabilidade exclusiva do órgão. Para que o Programa fosse implantado na rede estadual de ensino foi assinado um termo de cooperação técnica entre o Detran e a Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc). Na rede municipal de ensino os prefeitos estão recebendo visitas da equipe do órgão para que façam a adesão ao Programa através da assinatura do termo. Já as escolas particulares devem manifestar interesse através de requerimento, conforme diz a portaria nº 360/2013 (publicada no Diário Oficial do TO nº 3.863, de 26 de abril de 2013).
O ''Detran-TO Educando para a Vida'' faz parte de um conjunto de ações para cumprir a meta do Governo do Estado de reduzir em 5% ao ano os índices de acidente de trânsito no Tocantins no período de 2012 a 2015, totalizando a diminuição em 20%.
‘’Além de ser pioneiro no Brasil, é o maior programa de Educação para o Trânsito já desenvolvido no Tocantins. O objetivo principal do Governo do Estado com essa ação é a preservação da vida, pois não estamos formando apenas futuros condutores, mas também pedestres, ciclistas e cidadãos mais conscientes sobre os seus direitos e deveres no trânsito’’, finalizou o diretor geral do Detran-TO, coronel Júlio César da Silva Mamede.
Fases do Programa
1ª Etapa: Sensibilização e explanação do Programa para professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares durante a realização das regionais da FLIT (Feira Literária Internacional do Tocantins) em 2012.
2ª Etapa: Capacitação dos professores e coordenadores pedagógicos para utilização do material paradidático que será utilizado.
3ª Etapa: Início do Programa em sala de aula.
4ª Etapa: Monitoramento e avaliação da realização do Programa no ano de 2013, para melhorias quanto a esta execução no ano de 2014.
Comentários (0)