O Governo do Tocantins inicia, entre os dias 13 e 18 de fevereiro, a "Operação Carnaval". A ação, coordenada pelo Detran/TO, mobilizará 43 agentes em 27 municípios para intensificar o patrulhamento viário e o combate à condução de veículos sob efeito de álcool.
De acordo com o presidente do órgão, Hercy Filho, o objetivo é garantir que o aumento do fluxo de veículos ocorra de forma pacífica. "Queremos garantir que as festividades ocorram de maneira segura, sem sinistros ou mortes no trânsito", destacou o gestor. Conforme o planejamento da Gerência de Fiscalização, a tolerância para quem for flagrado dirigindo após ingerir bebida alcoólica será zero.
Além do patrulhamento ostensivo, o Detran realizará blitzes educativas. Segundo a gerente de Educação para o Trânsito, Hélida Christina Noronha, o foco é sensibilizar os condutores sobre a responsabilidade compartilhada nas vias. O órgão reforça ainda orientações fundamentais para os foliões:
Álcool e Direção: Escolha o "amigo da vez" ou transporte por aplicativo.
Velocidade: Respeite os limites das vias e rodovias.
Segurança Infantil: Crianças menores de 10 anos ou com menos de 1,45m devem usar assentos adequados e não podem ser transportadas em motos.
Cinto: O uso é obrigatório para todos os ocupantes, inclusive no banco traseiro.
Comentários (0)