Devido à pandemia, Semarh adota medidas radicais de contenção de gastos e despesas

O secretário Renato Jayme determinou a todos os colaboradores a desligar os aparelhos eletrônicos, com a previsão de economizar 10% das despesas relativas ao consumo de água e energia elétrica

Renato Jayme da Silva
Descrição: Renato Jayme da Silva Crédito: Divulgação

A partir desta quarta-feira, 15, na Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) a ordem é fechar as torneiras. O titular da pasta, Renato Jayme da Silva, adotou uma série de medidas de racionalização de gastos e redução de despesas para o exercício de 2020. Portaria nesse sentido foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta, e leva em consideração todos os decretos governamentais editados, com vistas ao enfrentamento da Covid-19.

 

Com as medidas, estão suspensos os contratos e a compra de materiais de consumo, com exceção dos destinados ao desenvolvimento das atividades essenciais e emergenciais para manutenção da Unidade. Fica reduzida em 20% a cota mensal de combustível e manutenção de veículos.

 

Emissão de passagens aéreas, agora, é permitida somente para servidores que vão representar o órgão em algum evento fora do Estado e as ligações, interurbanas e internacionais, de telefone fixo para telefone móvel e de telefones móveis para chamadas interurbanas, também estão suspensas, exceto quando de extrema necessidade e de interesse institucional.

 

Entrará na lista de cortes de gastos, ainda, a participação em cursos, seminários, congressos e demais atividades fora do Estado, com ônus para a secretaria. Os servidores que têm sob seu poder telefones móveis funcionais deverão utilizá-los, preferencialmente, os aplicativos de mensagem de voz e texto.

 

Está suspenso também o pagamento de substituição em razão de afastamento para gozo de férias ou licenças pelo titular de cargo.

 

O secretário Renato Jayme determinou a todos os colaboradores a desligar os aparelhos eletrônicos (computadores, notebooks, impressoras, ar condicionado, etc.) ao final do expediente, com a previsão de economizar, no mínimo,10% das despesas relativas ao consumo de água e energia elétrica.

 

Diretoria de Administração e Finanças deve apresentar relatório de gastos e despesas a cada 30 dias e as medidas estabelecidas deverão ser cumpridas de forma imediata pelas diretorias, gerências, membros, servidores e colaboradores da Semarh.


 

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