Os 139 municípios do Tocantins realizam neste sábado, 29 de novembro, o Dia D pela Primeira Infância, uma mobilização estadual em defesa das crianças de 0 a 6 anos. A iniciativa integra o programa “TCE de Olho no Futuro”, coordenado pelo Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO), que orienta e estimula prefeituras e gestores a implementarem políticas públicas eficazes e intersetoriais voltadas à primeira infância. O programa conta com o apoio de 17 instituições parceiras.
O Dia D é dedicado à promoção de ações que chamem a atenção da sociedade para temas essenciais ao desenvolvimento infantil: saúde, educação, proteção social, alimentação adequada, segurança e desenvolvimento socioemocional. Cada município organiza sua própria programação, com orientações às famílias, oferta de serviços e articulação entre as redes locais de atendimento.
Sobre o “TCE de Olho no Futuro”
Lançado e coordenado pelo TCETO, o programa busca fortalecer políticas públicas municipais para a primeira infância, promovendo capacitações, orientações técnicas, monitoramento de indicadores sociais e um cronograma de ações que inclui encontros regionais e a mobilização estadual do Dia D. A iniciativa também prevê, em etapa futura, o reconhecimento dos municípios que implementarem práticas exemplares com o Selo “Município Amigo do Futuro”.
Em Palmas
Na Capital, o Dia D será realizado na Escola Municipal de Tempo Integral Padre Josimo Tavares, com atendimento das 8 horas ao meio-dia. A unidade reunirá equipes das áreas de saúde, educação e assistência social, além dos parceiros do programa, oferecendo orientações e serviços à população. Nos demais municípios, consultar a programação local.
Em Palmas, a iniciativa reúne diversas secretarias e instituições parceiras e oferecerá atendimentos sociais, serviços de saúde, ações educativas, atividades culturais e esportivas, além de serviços de cidadania e bem-estar para crianças e famílias.
“A edição do Dia D da Primeira Infância é uma grande oportunidade para aproximarmos a gestão pública das famílias, levando serviços essenciais, informação de qualidade e atividades que fortalecem o cuidado com nossas crianças. A primeira infância é uma fase decisiva da vida, e garantir que mães, pais e responsáveis tenham acesso a atendimentos sociais, de saúde, educação, cultura e lazer no mesmo espaço faz toda a diferença. É assim que construímos uma Palmas mais justa, mais atenta e mais preparada para garantir o desenvolvimento pleno das nossas crianças”, destaca a secretária de Ação Social e da Mulher, Polyanna Siqueira Campos.
O Dia D da Primeira Infância será realizado simultaneamente em 139 municípios tocantinenses e é uma ação integrada do Programa TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância, coordenado pelo Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) em parceria com as prefeituras e com instituições públicas e privadas.
Atendimentos sociais e orientações
A Secretaria Municipal de Ação Social e da Mulher oferecerá: Atendimentos de inclusão e atualização do CadÚnico, além de orientações sobre acesso a benefícios como Bolsa Família, Cartão do Idoso e ID Jovem; Orientações técnicas sobre serviços do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); Aplicação de questionários e divulgação do BPC na Escola; Divulgação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora; Informações sobre o papel e os serviços do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); Ações educativas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), rodas de conversa sobre o trabalho infantil e distribuição de materiais informativos; Educação Alimentar e Nutricional para a Primeira Infância e aplicação da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar e Nutricional (EBIA).
Saúde: vacinação, testes rápidos e educação em saúde
A Secretaria Municipal de Saúde participará com uma série de serviços essenciais, como: Dia D de vacinação contra a Influenza, atualização da caderneta vacinal, multivacinação, transcrição de cadernetas e administração de vitamina A; Testes rápidos e aconselhamento para HIV, sífilis e hepatites; Educação em saúde bucal, escovação supervisionada e entrega de kits; Laboratório de entomofauna com exposição educativa sobre animais de interesse para zoonoses; Vacinação antirrábica e testagem para leishmaniose; Avaliação antropométrica, educação nutricional infantil e pesagem do Bolsa Família.
Bem-estar animal
A Secretaria Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal oferecerá: Atividades educativas sobre fauna silvestre urbana; Pintura facial e desenhos temáticos; Jogos educativos e entrega de materiais informativos; Balcão de orientações sobre castração e pré-cadastro para agendamentos.
Cultura, esporte e lazer
A programação inclui ainda: Espaço lúdico da Fundação Cultural, com contação de histórias, minibiblioteca, rodas de conversa, oficinas de pintura, artesanato em argila e apresentações de danças urbanas; Atividades esportivas oferecidas pela Fundação Municipal de Turismo, Juventude e Esportes, como vôlei, basquete, futsal, xadrez, tênis de mesa, lutas, ginástica e brinquedos infláveis.
Educação ambiental
A Fundação Municipal de Meio Ambiente promoverá: Palestras sobre plantio; Oficinas de decoração natalina com produtos naturais; Distribuição de mudas frutíferas.
Segurança, cidadania e serviços gerais
A Guarda Municipal levará palestras sobre cidadania, respeito à diversidade e apresentação da Orquestra Jovem; A Subprefeitura do Jardim Taquari oferecerá corte de cabelo masculino e feminino, design de sobrancelha, escova de cabelo e recreação com palhaços.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), a Escolinha de Trânsito e a divulgação do Colégio Militar estarão presentes com a Polícia Militar; O Corpo de Bombeiros ministrará oficinas de primeiros socorros e uso correto de extintores; A Secretaria do Trabalho e Ação Social (Setas) disponibilizará corte de cabelo feminino e masculino; A Energisa fará cadastro para troca de lâmpadas; Já a BRK Ambiental prestará atendimento para negociação de débitos e esclarecimento de dúvidas.
Rede de parceiros
Fazem parte do projeto: Governo do Tocantins, Tribunal de Justiça (TJTO), Ministério Público (MPTO), Defensoria Pública (DPE), Setas, Seduc, SES, Seciju, Polícia Militar, Secretaria de Segurança Pública, Controladoria-Geral da União (CGU), Associação Tocantinense de Municípios (ATM), UNICEF, FIETO, Energisa, BRK, Hospital de Amor, entre outras entidades que se somam à iniciativa.
Comentários (0)