Dia do Leiturista homenageia profissionais que garantem medição da água e esgoto

Com 130 agentes no TO e PA, BRK destaca papel essencial dos leituristas no saneamento básico

Crédito: Divulgação/BRK Ambiental

No próximo domingo, 20 de julho, é celebrado o Dia do Leiturista, uma data que homenageia os profissionais que, com dedicação e coragem, percorrem ruas, para garantir que o consumo de água e esgoto seja medido com precisão.

 

Conhecidos também como agentes comerciais, esses profissionais são peças-chave para o funcionamento dos serviços de saneamento. No Tocantins e no Pará, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto, conta com uma equipe de 130 leituristas que, diariamente, percorrem bairros inteiros, visitando imóveis e assegurando que cada gota de água seja contabilizada corretamente.

 

“Atenção, paciência, persistência e coragem são fundamentais. Parece simples, mas enfrentamos muitos desafios como percorrer ruas com ladeiras, enfrentando cachorros de alguns imóveis, encontrando hidrômetros cobertos por poeira até locais de difícil acesso, tudo sob sol e chuva”, conta o agente comercial Charles Bruno Couto.

 

E os números impressionam: mais de 480 mil imóveis são visitados mensalmente por esses profissionais, entre casas, comércios, indústrias e prédios. Em cada visita, o leiturista registra os dados do hidrômetro com um coletor eletrônico, que envia as informações diretamente ao sistema da concessionária. Em seguida, a conta é impressa e entregue ao cliente, tudo em tempo real.

 

Mas o trabalho vai além da leitura. Os leituristas também orientam moradores, esclarecem dúvidas e comunicam campanhas da empresa, sendo verdadeiros embaixadores do saneamento básico nas comunidades.

 

A coordenadora da área comercial do polo de Palmas (TO), Thereza Morillas, reforça a importância da colaboração dos moradores. “É essencial garantir o acesso livre ao hidrômetro e ao cavalete. Eles devem estar limpos, protegidos da chuva e do sol excessivo para que o serviço seja feito com qualidade, além da necessidade da caixa de correspondência com a devida identificação, afim de garantir que a fatura seja entregue no local correto”, aponta.

 

Neste Dia do Leiturista, a BRK parabeniza esses profissionais que, com comprometimento e resiliência, levam os serviços de saneamento muito além do básico. São eles que ajudam a transformar o cotidiano das cidades, garantindo que cada residência tenha acesso a um serviço essencial com precisão e eficiência.

Comentários (0)