Dia Mundial do Câncer: Saúde ressalta importância do diagnóstico precoce

Tocantins possui mais de 1,8 mil pacientes em tratamento de câncer na rede pública

Crédito: Luciana Barros/Governo do Tocantins

Comemora-se nesta sexta-feira, 4, o Dia Mundial do Câncer, que foi instituído com o objetivo de aumentar a conscientização, além de influenciar governos e indivíduos, para que se mobilizem pelo controle da doença.

 

Atualmente, a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacom) do Hospital Geral de Palmas (HGP) possui 1001 pacientes. Já a Unacom do Hospital Regional de Araguaína (HRA) possui 805 pacientes, totalizando 1.806 pacientes em tratamento de câncer no Estado.

 

No segundo semestre de 2021, a agente de saúde Ildevan França Araújo, de 57 anos, descobriu um câncer de mama em estágio moderado. Iniciado o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ela foi encaminhada ao HGP para acompanhamento médico e iniciar os procedimentos da quimioterapia. “Depois de uma série de exames realizados, alguns no sistema particular devido ao número de pacientes, iniciei as sessões de quimioterapia e na primeira fase do tratamento, falta apenas uma sessão”, afirma.

 

“O diagnóstico precoce e o rastreamento são as principais estratégias da Política de Atenção Oncológica do Estado. Aliados às ações de prevenção, o diagnóstico precoce e o rastreamento potencializam as chances de cura e aumento da sobrevida, uma vez que possibilita a intervenção antes do desenvolvimento do câncer propriamente dito ou em suas fases iniciais, quando o tratamento é, na maioria dos casos, mais efetivo”, explica o gerente da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer, Rodrigo Cândido de Souza.

Comentários (0)