Dia Nacional da Saúde é comemorado com serviços à população no Parque Cesamar

Dentre os serviços oferecidos estarão: orientação nutricional, treinamento funcional, medição de glicemia, orientações sobre prevenção do câncer de mama, massagem, cálculo de IMC e outros

Público recebe atendimentos no Parque Cesamar
Descrição: Público recebe atendimentos no Parque Cesamar Crédito: Antônio Gonçalves

No Dia Nacional da Saúde, celebrado neste sábado, 5, a Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias promove a Feira da Saúde no Parque Cesamar, em Palmas. A ação reúne cerca de 30 profissionais que serão voluntários na ação para atender o público.

 

Dentre os serviços oferecidos estarão: orientação nutricional, treinamento funcional, medição de glicemia, orientações sobre prevenção do câncer de mama, massagem, cálculo de IMC, orientações sobre saúde bucal, medição de pressão arterial e cadastro de medula óssea.  

 

A coordenadora do setor de captação do Hemocentro, Denis Gomes, lembrou que quanto mais cadastros de voluntários no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) mais chances os pacientes que aguardam têm de cura. “As pessoas que se cadastram no Redome oferecem esperança para muitos pacientes que aguardam ansiosos por uma boa notícia. Tão importante quanto fazer o cadastro, é manter os dados sempre atualizados, já que quando o Redome não consegue localizar, acaba perdendo o doador”, explicou.

 

Levando em consideração o baixo estoque do Hemocentro, e como parte da ação, muitos voluntários do projeto irão fazer a doação de sangue no anexo do hemocentro do Hospital Geral de Palmas (HGP), no sábado.

 

Marcelo Cunha, que faz parte da comissão organizadora do evento, destacou que “o projeto foi idealizado para enfatizar as campanhas que promovem saúde e alertar a população sobre a importância dos meios de prevenção, tratamento e autoconhecimento, como no caso do autoexame de mama, pois se sabe que quanto mais cedo for descoberto, mais chances a pessoa tem de cura”.

 

Dia Nacional da Saúde 

A iniciativa celebra e relembra que no Dia 5 de agosto, pela Lei 5.352, de 08/11/1967, é oficialmente instituído o Dia Nacional da Saúde. A data faz homenagem ao legado deixado por Oswaldo Gonçalves Cruz, um dos principais médicos-sanitaristas que o país teve.

 

O Programa 

O “Mãos que Ajudam” é um programa permanente de ajuda humanitária e de serviço comunitário que mobiliza milhares de voluntários de todas as idades, membros e amigos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Em 2016, o Programa Mãos que Ajudam celebrou 15 anos, com mais de 11 milhões de pessoas assistidas e a participação de cerca de dois milhões de voluntários em mais de três mil projetos realizados.

 

(Com informações da Ascom/Secretaria de Estado da Saúde)

Comentários (0)