Dicas para ficar atento neste final de ano e não cair no golpe da troca do cartão

Especialistas dão dicas para não ser vítima de fraudadores e alerta sobre os locais de maior ocorrência

Confraternizações com amigos e equipe de trabalho, compras de Natal, viagem de Réveillon, férias com a família. O ritmo frenético de fim de ano está de volta. Em ocasiões como estas – com lojas mais cheias, correria e momentos de descontração, por exemplo – é preciso cuidado extra para não ser vítima de golpes.

 

Uma das práticas adotada pelos criminosos o ano todo, e potencializada nesta época, é o chamado “golpe da troca do cartão”, que acontece quando a pessoa faz um pagamento e tem seu cartão trocado pelo golpista em questão de segundos, sem perceber.

 

Geralmente a troca acontece assim: a vítima, ao efetuar um pagamento utilizando o cartão e senha, é informada pelo golpista que a transação não foi autorizada ou que maquineta está sem sinal. Ele faz isso para que o cliente digite a senha mais uma vez – e o fraudador tenha mais uma chance de ver os números digitados. Na sequência, após o pagamento ser finalizado, o vendedor pega o cartão do cliente e devolve um outro muito semelhante. A vítima normalmente não percebe essa troca, e o fraudador fica com o cartão e a senha.

 

Esse é o modo mais comum; entretanto, em alguns casos o golpista já consegue ver a senha na primeira tentativa, e o artifício da falha no equipamento não é utilizado.

 

“É fundamental estar atento na hora do pagamento. A troca do cartão é feita de forma muito sutil e, na maioria das vezes, num momento de euforia, distração ou pressa. Essa é uma das práticas mais frequentes quando se analisa a ocorrência de golpes relacionados ao uso de cartões de crédito e débito”, explica Richard Bento, superintendente de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco. “Mantenha o cartão sempre perto de si, não o perca de vista e não o entregue para ninguém. E fique ainda mais atento durante transações feitas em locais com grande aglomeração de pessoas”, diz o especialista.

 

Em geral, o golpe costuma ser aplicado em ambientes como festas de rua, comércios populares, saídas de bares, shows, baladas. É recomendado manter a atenção redobrada também em pagamentos com cartão para vendedores ambulantes, em postos de gasolina e em táxis e meios de transporte compartilhados.

 

Confira abaixo algumas dicas para se prevenir desse tipo de golpe e orientações sobre como proceder caso seja vítima dele:

 

Como se prevenir:

 

*** Quando entregar seu cartão para efetuar o pagamento, fique sempre de olho nele. Não fique longe do seu cartão nem permita que o prestador de serviço ou vendedor o leve para outro local;

 

*** Proteja sua senha na hora de digitá-la. Nunca deixe que ninguém a veja (em alguns casos, o vendedor consegue ver a senha na primeira tentativa, e o artifício da falha no equipamento não chega a ser utilizado);

 

*** Ao digitar sua senha, verifique se ela não aparece no visor da maquininha. Os números nunca devem aparecer;

 

*** Sempre confira se o cartão devolvido é realmente o seu, verificando o nome impresso nele;

 

*** Atenção redobrada quando informarem problemas na efetivação da transação.

 

O que fazer em caso de golpe:

 

*** Imediatamente após descobrir a troca do cartão, comunique seu banco e providencie o cancelamento do cartão. Isso pode ser feito pelo telefone oficial ou canais digitais;

 

*** Use seu próprio telefone ou de um amigo para fazer o cancelamento. Não use o telefone de estranhos, principalmente se alguém se oferecer para emprestar um aparelho. Essa pessoa pode fazer parte do golpe e redirecionar a ligação para alguém que não é do seu banco;

 

*** Denuncie o golpe às autoridades: faça um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima;

 

*** Sobre reembolso por parte das instituições financeiras: cada caso é avaliado individualmente e criteriosamente. Por isso, é muito importante que o banco seja avisado sobre o golpe assim que ele for descoberto.

 

(Com informações da Ascom/Itaú Unibanco)

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