O destino final do lixo doméstico é um dos grandes problemas de qualquer cidade e Araguaína busca uma resolução adequada para isto. Em viagem ao Rio de Janeiro, o prefeito Ronaldo Dimas visitou uma usina de reciclagem de lixo na cidade de Resende. O intuito é encontrar soluções viáveis para serem utilizadas em nossa cidade. “A preocupação com o lixo produzido também é uma de nossas prioridades. Precisamos nos espelhar no que já existe de positivo pelo Brasil”, lembra Ronaldo.
Reaproveitamento total
Todo o lixo doméstico é despejado em um maquinário que encaminha os resíduos para uma esteira de seleção. Os cooperados da usina separam tudo o que pode ser reciclado e, por causa deste sistema, o quantitativo de materiais recicláveis chega e ser quatro vezes maior do que outros sistemas utilizados.
Depois desta seleção, o que foi separado ainda passa por uma esteira com um eletroímã, que recolhe os artefatos metálicos. O material orgânico que sobra passa por um potente triturador capaz de destruir madeira e casca de coco. Tudo é compactado e embalado em enormes bolsas lacradas que seguem para um depósito de matéria prima. Importante frisar que o biogás resultado da decomposição deste material também é coletado durante o processo e pode ser usado para a geração de energia para o local. Três anos após, o material orgânico armazenado vira adubo. (Ascom)
Comentários (0)