Diretores de Tribunais Regionais Eleitorais abordam cibersegurança e normas do pleito

O diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), Jonas Demostene Ramos, participou das discussões da reunião do 83º Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais

Crédito: Divulgação

Cibersegurança, o programa Eleições Informatizadas, apresentação de cronogramas, contratações e publicação das resoluções para as Eleições 2024 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foram alguns dos temas abordados no primeiro dia de atividades do 83º Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), em Recife (PE). As atividades tiveram início na manhã desta quinta-feira, dia 23.

 

O diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), Jonas Demostene Ramos, participou da agenda durante todo o dia. “Por determinação do nosso presidente, desembargador João Rigo Guimarães, e do vice, desembargador Helvécio Brito Maia Neto, levamos para o encontro a disposição do TRE-TO de estar alinhado e em consonância com as diretrizes do TSE e demais tribunais”, disse. “A excelência da prestação jurisdicional da Justiça Eleitoral, que tem como foco a realização de um pleito seguro, ágil, com credibilidade e eficácia, também é o objetivo do TRE tocantinense”, complementou. 

 

Ele integra a comitiva liderada pelo presidente, o desembargador João Rigo Guimarães.

 

Primeiro dia 

 

Pela manhã, os gestores abordaram a situação atual e as próximas etapas das contratações referentes à cibersegurança. A descentralização de orçamento para aquisição de kits biométricos a todos os regionais também foi discutida. 

 

Entre outros temas abordados, estão o cronograma pelo TSE e atualização das informações sobre o concurso nacional; as normas das eleições pelo TSE; as metas do Poder Judiciário; orçamento, bem como atendimento das demandas orçamentárias dos tribunais regionais eleitorais pelo TSE em 2023.

 

Já no período da tarde, os diretores se dedicaram a palestras e apresentações, com os temas: SCDE – Sistema de Combate à Desinformação Eleitoral – Experiência nas Eleições de 2022; Experiência da Central de Atendimento ao Eleitor – CAE – no DF; Projeto Justiça Eleitoral em Movimento - Justiça atendendo nos locais sem cartórios eleitorais até o fechamento; e Soluções corporativas e padronizadas (Inteligência Artificial e Automação) para as eleições: Registro e Prestação de Contas e Implementação do SCDP – Sistema de Concessão de Diárias e Passagens.

 

Do TRE-TO

 

Acompanham o presidente do TRE-TO na agenda o diretor-geral Jonas Demostene Ramos; a chefe de gabinete do desembargador no TJTO, Kênia Cristina de Oliveira; o secretário de Tecnologia da Informação, Valdenir Borges Júnior; a assessora-chefe da Presidência do TRE-TO, Marisa Batista Alvarenga Webler; e o assessor de Comunicação Social, Corporativa e Cerimonial: Cristiano Machado Santos.

 

Comentários (0)