Documentário sobre artesã de 102 anos será lançado em Pedro Afonso nesta quinta, 17

Obra retrata a vida de Dona Regina e sua arte com bordado labirinto; exibição será às 20h30

Crédito: Marcelo Rodrigues/Governo do Tocantins

Será lançado nesta quinta-feira, 17, em Pedro Afonso, o documentário "Dona Regina, o Labirinto e o Tempo", uma produção da Assessoria de Comunicação da Secretaria da Cultura que conta a história da artesã Regina da Silva Guimarães, de 102 anos. O vídeo será apresentado na Praça Central Coronel Brigadeiro Lysias Rodrigues, às 20h30, e faz parte do programa do MovCeu (equipamento cultural itinerante). Na ocasião, Dona Regina, como é conhecida, receberá sua Carteira Nacional do Artesão.

 

O documentário retrata a trajetória de Dona Regina e o trabalho artesanal que ela desenvolve com linha e tecido de algodão. A obra promete emocionar os espectadores ao abordar temas como superação, fé e tradição cultural, por meio do delicado ofício do labirinto.

 

Labirinto

O bordado labirinto é uma técnica tradicional aplicada sobre o linho, que permite a criação de diversas gravuras, como flores, folhas e animais. Sua principal característica é a complexidade do processo, que exige do artesão um tempo considerável de dedicação para a confecção de cada peça. Trata-se de uma arte minuciosa, que requer precisão, paciência e sensibilidade.

 

História

Nascida em 12 de novembro de 1922, na cidade de Alto Parnaíba (MA), Dona Regina tem uma história marcada por lutas e desafios. Apesar de em seus documentos contar idade de 94 anos, Dona Regina garante que tem 102 anos de vida, já que foi necessário reduzir a idade documental devido a situações burocráticas da época em que se casou. Em 1975, mudou-se para Pedro Afonso, onde vive até hoje, na Rua Anhanguera. Mãe de oito filhos, trabalhou como lavadeira e passadeira para sustentar a família e, com o tempo, encontrou no artesanato do labirinto uma fonte de renda e expressão artística.

 

MovCeu

O MovCeu, equipamento cultural itinerante da Secult, estará em Pedro Afonso com uma programação repleta de atividades culturais e de lazer. As ações começam às 9h, em frente ao Tiro de Guerra Barão do Rio Branco, e seguem à tarde, a partir das 15h, na Praça Central Coronel Brigadeiro Lysias Rodrigues.

Comentários (0)