Documentário sobre artistas de Aparecida do Rio Negro ganha prêmio na Expocom Norte

No total, três estudantes do curso de Jornalismo da UFT foram selecionados na premiação; confira a lista

Crédito: Reprodução/Youtube

A estudante do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Iva Maria Araújo, foi uma das vencedoras do prêmio Expocom Norte 2024, iniciativa que busca valorizar os melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação. A jovem foi selecionada por meio de seu documentário jornalístico "Paris do Tocantins", o qual destaca artistas de Aparecida do Rio Negro, município do Estado do Tocantins. Além dela, mais três estudantes da UFT ganharam o prêmio: Lorenna dos Santos Costa, Bárbara Evely Meneses de Andrade, Joice Danielle Nascimento Pereira. 

 

Foi a primeira vez em que a acadêmica produziu e dirigiu um documentário. Iva conta que foi uma experiência única e enriquecedora. "Desde o início, sabia que contar a história dos artistas de Aparecida do Rio Negro seria um desafio, mas também uma oportunidade única de mostrar a riqueza cultural e o talento que temos na nossa região", disse.

 

Antes de iniciar a produção, a estudante realizou uma pesquisa preliminar para identificar os artistas plásticos e visuais de destaque em Aparecida do Rio Negro. Isso a permitiu ter uma visão mais ampla e detalhada sobre a diversidade e a profundidade do trabalho desses profissionais. Para a moça, ser uma das selecionadas e receber o prêmio Expocom Norte 2024 foi uma alegria imensa e uma grande responsabilidade. "Estou extremamente grata pelo reconhecimento e pela oportunidade de representar Aparecida do Rio Negro em um evento tão prestigiado. Esse prêmio é um incentivo para continuar trabalhando e acreditando no poder transformador do jornalismo e da arte", comemorou Iva.

 

O Cinedebate, projeto do coletivo Outrocampo, em parceria com o Centro Acadêmico do curso de Jornalismo (CAlangos), também levou um prêmio no Expocom Norte 2024. A ação é pensada como um espaço de difusão de obras audiovisuais, de conversas e de trocas cinematográficas.

 

Confira a lista de trabalhos da UFT vencedores da Expocom 2024:

Produção laboratorial em jornalismo multiplataforma - Os delírios de consumo da geração Z 

Aluno líder: Lorenna dos Santos Costa.

Orientadora: Liana Vidigal Rocha

 

Reportagem long-form (avulso) - A ascensão de Casimiro Miguel: a jornada do streamer que transformou o futebol em entretenimento on-line

Aluna líder: Bárbara Evely Meneses de Andrade.

Orientadora: Valquíria Guimarães da Silva 

 

Produção em jornalismo investigativo ou de dados (avulso) - Entre distâncias e sonhos: jornadas acadêmicas em Palmas. 

Aluna líder:JoIce Danielle Nascimento Pereira . 

Orientadora:  Liana Vidigal Rocha

 

Documentário jornalístico e grande reportagem em vídeo - Paris do Tocantins: Aparecida do Rio Negro como reduto de artistas plásticos. 

Aluna líder: Iva Maria Araújo do Nascimento. 

Orientador: Sérgio Soares

Comentários (0)