Dois poços artesianos beneficiarão cerca de 70 famílias no norte do Tocantins

Os dois sistemas que serão entregues nesta sexta-feira, 22, fazem parte do programa Tocantins sem Sede que prevê atendimento de mais de 90 mil pessoas em todo o Estado...

Cerca de 70 famílias serão beneficiadas com a entrega de dois sistemas coletivos de abastecimento de água (poço artesiano). Um no assentamento Formosa II, no município de Darcinópolis e outro no povoado Ribeirão Manso no município de Angico. As demais etapas do sistema são compostas por reservatório, clorador (sistema de tratamento) e quatro quilômetros de rede de distribuição para cada família.

 

Os dois sistemas que serão entregues nesta sexta-feira, 22, pelo Presidente da Agência Tocantinense de Saneamento – ATS Edmundo Galdino fazem parte do programa Tocantins sem Sede que prevê atendimento de mais de 90 mil pessoas em todo o Estado por meio das cisternas, poços artesianos e barragens. O evento conta com a presença da comunidade e de várias autoridades.

 

Os municípios beneficiados pelo Tocantins sem Sede com os sistemas coletivos de abastecimento de água são: Angico, Araguatins, Babaçulandia, Darcinópolis, Itaguatins, Muricilândia, Piraquê, Praia Norte, Santa Fé do Araguaia, Santa Terezinha do Tocantins, São Miguel do Tocantins, São Sebastião do Tocantins, Tocantinopólis, Xambioá, Abreulândia, Alvorada, Aragominas, distrito de Buritirana em Palmas, Juarina, Itacajá, Fortaleza do Tabocão e distrito de Luzimangues em Porto Nacional.

 

Novos convênios

Outros novos convênios, já em fase de licitação, também foram anunciados pelo presidente Edmundo Galdino. Foram liberados pelo Ministério da Integração mais 63 poços (aditivo ao Tocantins sem Sede) e outros 17 aprovados pelo Incra.  Ao todo o Tocantins será contemplado com 105 poços artesianos e 420 quilômetros de rede de distribuição que levará água à casa do beneficiado.

 

Para o agricultor familiar e presidente da associação do povoado de Ribeirão Manso Raimundo Alves de Almeida a chegada do poço vai mudar definitivamente a vida das pessoas da comunidade. Segundo ele, a maioria já pensa em aumentar a renda familiar com criação de animais e cultivo de hortaliças. “Pra nós é um grande privilegio ser alcançado pelo projeto do governo federal em parceria com o estado e que através da ATS está cumprindo o seu papel. “Agora é só alegria, pois cada morador vai na sua torneira a hora que quiser e tem água de qualidade”.

 

Já o agricultor João de Deus, 48 anos, também morador do povoado de Ribeirão Manso relembrou o tempo de escassez de água e as medidas que teve que tomar para suprir as necessidades. “Mas mesmo com as dificuldades, inclusive a falta de energia, a gente sempre tinha um sonho de ter um poço, e agora vamos desfrutar desse beneficio, inclusive o meu pai que tanto esperou e já está com 80 anos”. Destacou o agricultor acrescentando que a água que chega vai melhorar muito a vida das pessoas, principalmente, a saúde.

 

Para o gestor da ATS o Tocantins está executando o maior projeto de saneamento de todos os tempos.  “O governo do Tocantins executa o maior programa de saneamento rural do País, realizando ao mesmo tempo diversas ações – cisternas, barragens e poços artesianos - para levar água potável para agricultores familiares de todo o Estado”, considerou, lembrando que nesta primeira fase a prioridade é para os programas de inclusão social, em seguida virão os programas de desenvolvimento econômico.

 

Comentários (0)