Domingo é dia de Nossa Senhora de Natividade, padroeira do Tocantins

Momentos de adoração, religiosidade e fé devem marcar as comemorações pelo dia de Nossa Senhora de Natividade, padroeira do Tocantins, neste domingo, 8, em Natividade, cidade que tem o nome da santa..

Em Natividade terá missa campal
Descrição: Em Natividade terá missa campal Crédito: Divulgação

Momentos de adoração, religiosidade e fé devem marcar as comemorações pelo dia de Nossa Senhora de Natividade, padroeira do Tocantins, neste domingo, 8, na cidade que leva o mesmo nome da santa, na região sudeste. Na praça da Matriz, em Natividade, a missa campal está prevista para às 19h.

A celebração representa o fim do novenário em devoção à padroeira do Tocantins. A comemoração pelo dia de Nossa Senhora de Natividade teve início no último dia 30 de agosto. Durante os nove dias de festejo a comunidade participou de novenas, quermesses, bingos e leilões.

A imagem de Nossa Senhora foi trazida pelos jesuítas para o norte da província de Goiás em 1735. A imagem ainda hoje é a mesma, exposta no altar da Igreja da Matriz. “A história conta que a imagem de Nossa Senhora foi à primeira imagem a entrar no sertão de Goiás, onde hoje é o Tocantins”,explica o monsenhor Jones Pedreira, pároco da Matriz Nossa Senhora de Natividade.

Segundo Monsenhor Jones, a missa campal será um momento de adoração e veneração à Padroeira. “Na missa estaremos celebrando com louvores a mãe de Jesus”, afirma, destacando  a importância histórica para o Tocantins em comemorar o dia da padroeira como um momento para as famílias se encontrarem e celebrarem o amor, a fé e a crença em Nossa Senhora.

 

História

Conforme relatos, após a criação do Estado do Tocantins a população de Natividade, junto com o clero tocantinense e o recém-criado Conselho de Cultura, desenvolveu campanha para tornar a já venerada Nossa Senhora da Natividade em padroeira do Estado. A adoração à Santa, que dura quase três séculos, e a história de sua imagem motivaram a eleição de Nossa Senhora de Natividade como Padroeira do Tocantins em 15 de agosto de 1992.

 

Palmas

Em homenagem a Padroeira do Tocantins, a Catedral Divino Espírito Santo, em Palmas, também celebrará missa neste domingo, 8, às 19h30. “Será uma missa para celebrar a festa de Nossa Senhora de Natividade. Será um momento de agradecimentos pelo o que os tocantinenses receberam como também faremos preces pedindo para Nossa Senhora derramar suas bençãos em todo o Estado”, afirma o padre Eduardo Augusto Zanom.

 

 

Comentários (0)