DPE aponta que 138 pacientes aguardam cirurgia neurológica no HGP; Estado responde

Secretaria da Saúde informou que outubro foram realizadas 40 neurocirurgias e que no momento existe em lista de espera 59 pacientes internados assistidos e 74 aguardando em lista cronológica regulada

Pacientes estão internados no Hospital Geral de Palmas
Descrição: Pacientes estão internados no Hospital Geral de Palmas Crédito: Governo do Tocantins

Em vistoria realizada nesta quarta-feira, 8, no Hospital Geral de Palmas, a Defensoria Pública do Tocantins informou teve acesso à lista do Núcleo Interno de Regulação (NIR) que indicava que 138 pacientes internados aguardam cirurgia neurológica. Durante a vistoria, alguns pacientes teriam relatado que estão esperando por procedimentos cirúrgicos há mais de três meses.

 

A Defensoria aponta ainda que o quantitativo de médicos seria insuficiente para a demanda, com apenas 7 profissionais, sendo que seis cumprem carga horária de 40 horas e um de 20 horas, e como nos Hospitais de Gurupi e Araguaína, com dois e três profissionais, respectivamente, também o número seria insuficiente, a demanda do interior acaba sendo direcionada para Palmas.

 

Os profissionais médicos teriam relatado ainda que não estão conseguindo trabalhar com a sobrecarga e com realização de plantões excessivos. Também haveria a falta de anestesiologistas para a realização de cirurgias.

 

Cirurgias tem sido realizadas

 

A Secretaria de Estado da Saúde informou, em nota, que no mês de outubro foram realizadas 40 neurocirurgias e que no momento existe em lista de espera, para a realização de procedimentos, 59 pacientes internados assistidos e 74 aguardando em lista cronológica regulada, com orientações médicas em suas residências.

 

“O Governo, a direção e os médicos do HGP não tem medido esforços para oferecer um serviço de saúde cada dia mais humanizado e digno à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado”.

Comentários (0)