DPE cobra da Secad informação sobre falta de atendimento a usuários do PlanSaúde

A DPE irá protocolizar na semana que vem alguma medida judicial para a retomada da prestação de serviço em defesa dos usuários do PlanSaúde, caso o atendimento não retorne com o pagamento parcial

Atendimentos pelo PlanSaúde estão suspensos
Descrição: Atendimentos pelo PlanSaúde estão suspensos Crédito: Foto: Da Web

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins requisitou nesta quinta-feira, 11, informações da Secretaria de Administração do Estado do Tocantins (Secad) sobre o PlanSaúde, o plano de saúde dos servidores públicos e seus dependentes, que está com o atendimento aos usuários suspenso a algumas semanas por falta do repasse dos pagamentos aos hospitais, clínicas e médicos. A Defensoria estabelece que as informações solicitadas sejam enviadas em 48 horas.
 

No ofício, a DPE requisita informações sobre o atual número de usuários do Plano; o valor total arrecadado no ano de 2015 a janeiro de 2016, referente aos descontos realizados no contracheque dos servidores para o pagamento do PlanSaúde; e o valor da contrapartida do Estado para a manutenção do PlanSaúde no ano de 2015 a janeiro de 2016, de acordo com a lei orçamentária de cada ano.

 

A Defensoria ainda reiterou ofício anterior referente ao valor atual da dívida e sobre a suspensão dos atendimentos médicos, ressaltando que constitui conduta ilícita ensejando responsabilidade do agente público, “recusar-se a fornecer informação requerida nos termos desta Lei, retardar deliberadamente o seu fornecimento ou fornecê-la intencionalmente de forma incorreta, incompleta ou imprecisa”, nos termos do art. 32, inciso I, da Lei Federal nº. 12.527/2012.

 

Segundo o defensor público Arthur Luiz Pádua Marques, ainda em dezembro do ano passado, o Núcleo entrou em contato com o secretário de Administração do Estado, Geferson Oliveira Barros Filho, e o mesmo se prontificou a resolver o problema. Mas nada teria sido feito. “O caso se revela por demais grave vez que há um nítido ‘confisco de trabalho’ por parte do estado contra seus servidores, já que todos os servidores trabalharam, tiveram seus salários descontados para terem direito ao plano e agora se veem abandonados, sem plano”, disse.
 

Ainda segundo o defensor público, a DPE irá protocolizar na semana que vem alguma medida judicial para a retomada da prestação de serviço em defesa dos usuários do PlanSaúde, caso o atendimento não retorne com o pagamento parcial realizado pelo Estado.

 

(Com informações da Ascom/DPE)

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