DPE lança cartilha sobre direitos das pessoas com câncer

A publicação é uma iniciativa do Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa) e traz informações importantes como legislação, objetivos essenciais, direitos fundamentais da pessoa com câncer, e etc

Crédito: Divulgação/Comunicação DPE-TO

No Dia Mundial do Combate ao Câncer, celebrado no dia 8 de abril, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) lança a cartilha “Direitos da Pessoa com Câncer” com o objetivo de garantir acesso prioritário e gratuito aos tratamentos ofertados no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

A publicação é uma iniciativa do Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa) e traz informações importantes como legislação, objetivos essenciais, direitos fundamentais da pessoa com câncer; de pacientes com neoplasia maligna; atendimento especial à criança e adolescente; e os deveres do Estado, da família, da sociedade e do poder público.

 

Na Cartilha também está disponível um resumo do Estatuto da Pessoa com Câncer, destinado a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o acesso ao tratamento adequado.

 

Segundo o coordenador do Nusa, defensor público Freddy Alejandro Solórzano, o material informativo é uma importante ferramenta não só para prestar informações como fomentar a educação em direitos das pessoas assistidas pela Instituição. “Muitos ainda desconhecem os seus direitos. Porém, o paciente bem orientado tem condições de buscar a totalidade do que a lei lhe concede, de forma a garantir uma melhor qualidade de vida e melhores condições de tratamento”, declara o Defensor Público.

 

A Cartilha completa pode ser conferida no link.

 

Foto: Divulgação/Comunicação DPE-TO

Comentários (0)