Educa Sanear é lançado pelo governo e deve ser expandido para outros estados

Programa foi lançado nesta terça, 18, no Palácio Araguaia pelo governo através da ATS. Presidente da Funasa, Henrique Pires, elogiou a iniciativa e disse que irá levar o projeto para outros estados.

Presidente da Funasa e governador Marcelo Miranda
Descrição: Presidente da Funasa e governador Marcelo Miranda Crédito: Zezinha Carvalho

O programa Educa Sanear foi lançado nesta terça-feira, 18, pelo Governo do Estado, através da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) em solenidade realizada no Palácio Araguaia. O presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Henrique Pires, que participou da solenidade, parabenizou a iniciativa do governo em investir no projeto e adiantou que levará o projeto para outros estados brasileiros.

 

“Levaremos para outros estados, porque acreditamos na educação como elemento transformador da sociedade. O Tocantins está dando exemplo concreto do que se deve fazer com recursos públicos na base, especialmente os que envolvem saneamento”, ressaltou Henrique Pires.

 

O governador Marcelo Miranda destacou que um dos grandes desafios de qualquer governo é a integração de políticas públicas nas áreas de saúde e educação, o que, segundo ele, sanaria com inúmeros problemas sociais. "Através do Educa Sanear, estaremos presentes em vários municípios, transformando nossos jovens em agentes multiplicadores de boas práticas de saneamento ambiental”, afirmou o governador.

 

A solenidade de lançamento do programa contou com a participação da vice-governadora, Claudia Lelis; secretários de Estado; os deputados estaduais Paulo Mourão e Rocha Miranda; além de prefeitos e autoridades de vários municípios.

 

O Programa

Com investimento de R$ 902.500,00, sendo R$ 90.250,00 de contrapartida estadual, o programa Educa Sanear irá contemplar nove cidades-polos, escolhidas entre os  80 municípios atendidos pela Agência Tocantinense de Saneamento (ATS). Conforme o presidente do órgão, Éder Fernandes, serão capacitados os instrutores que levarão o programa para a zona rural.

 

Os seminários, palestras e capacitações serão realizados nas cidades-polos: Divinópolis, Crixás do Tocantins, Chapada de Natividade, Brasilândia, Itapiratins, Sampaio, Riachinho, Monte do Carmo e Ponte Alta.

 

Cisternas

Durante a solenidade, o presidente da ATS citou a celeridade do Programa Tocantins Sem Sede, com as instalações das cisternas nas regiões afetadas pela estiagem.  Segundo Éder Fernandes, das 11.050 cisternas, já foram autorizadas para entrega mais nove mil. “Nos próximos meses praticamente não teremos mais nenhuma cisterna nos pátios. Já chegamos ao número de quatro mil instaladas. O programa acelerou bastante e a gente acredita que até 31 de dezembro tenhamos instalados todas as cisternas”, falou.

 

Segundo o presidente da ATS, a conscientização sobre o uso correto dos recursos hídricos também será um dos pontos de orientação. “Tendo em vista que alguns municípios sofrem com a escassez de água e muitas vezes por conta da maneira errada como é utilizada, vamos fazer esse trabalho de conscientização, em especial junto às pessoas da zona rural”, explicou.

 

(Com informações da Secom TO

Comentários (0)