Após a Prefeitura de Palmas informar sobre os quase dez mil litros de óleo despejados no Córrego Brejo Comprido, que passa pelo Parque Cesamar, a EHL divulgou em nota que adotou medidas imediatas para diminuir os impactos ambientais e assegurar a proteção do ecossistema local. De acordo com a empresa, foi removido o material oleoso, que não se misturava à água e não se depositava no fundo do lago. A retirada foi realizada tanto na área do incidente quanto ao longo da extensão afetada.
Para evitar o vazamento de material oleoso, a EHL instalou bóias de contenção em pontos críticos, como no ponto de lançamento e no vertedouro do lago do Parque Cesamar. A empresa afirmou ainda que está monitorando continuamente a qualidade da água em diversos pontos de coleta, abrangendo desde o montante do local do incidente até a foz no lago da UHE Lajeado, incluindo a Praia das Arnos.
Leia a nota na íntegra:
Após o incidente, a EHL adotou um conjunto de medidas imediatas e abrangentes para mitigar os impactos ambientais e assegurar a proteção do ecossistema local. A empresa seguiu um plano de ação que incluiu a remoção do material oleoso que não se mistura a água nem fica depositada no fundo do lago. As equipes da empresa realizaram a retirada tanto na área do incidente quanto ao longo da extensão afetada. Esse resíduo contaminado será destinado de forma ambientalmente correta, em conformidade com a legislação vigente, por meio de empresas especializadas. A EHL também fez a retirada do solo contaminado, armazenado temporariamente em local seguro e, posteriormente, será destinado, por empresas especializadas, a locais ambientalmente adequados para tratamento ou disposição final. As equipes também fizeram a instalação de bóias de contenção para evitar a dispersão do material oleoso, no ponto de lançamento e no vertedouro do lago do Parque Cesamar.
Por fim, a EHL está monitorando continuamente a qualidade da água, abrangendo pontos de coleta à montante do local do incidente até sua foz, no lago da UHE Lajeado, incluindo a Praia das Arnos.
Todas as informações solicitadas pelos órgãos ambientais competentes foram prontamente fornecidas. A EHL também realizará a elaboração de laudos técnicos que buscarão mensurar se as ações adotadas pela empresa foram suficientes para mitigar possíveis danos.
Comentários (0)