Estudantes, professores e técnicos-administrativos devem participar da Consulta Eleitoral para a Reitoria da UFT nesta quarta-feira, 28. A votação será por meio do sistema Voto Online, uma plataforma eletrônica do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), que garante sigilo, criptografia e auditoria da votação.
O sistema será acessado pelos votantes com o login da conta Gov.br. O horário para a votação é das 9h às 22h.
Clique para a acessar a página do TRE-TO para votação
Confira abaixo as chapas registradas, em ordem de inscrição:
Chapa “Chapa 4 - #UFT PROTAGONISTA – ESTRUTURADA E VALORIZADA!”
Reitor: George França dos Santos
Vice-Reitora: Marli Terezinha Vieira
Chapa “Chapa 28 - Acolhimento e União”
Reitora: Maria Santana Ferreira dos Santos Milhomem
Vice-Reitor: Marcelo Leineker Costa
Chapa “ Chapa 1 - ReConectar UFT”
Reitor: Moisés de Souza Arantes Neto
Vice-Reitor: Thiago Henrique Omena
Conheça as propostas das três chapas
Voto paritário
A apuração dos votos será feita separadamente para cada segmento da comunidade acadêmica: docentes, técnicos(as) administrativos(as) e estudantes. Isso significa que o número de votantes e os votos recebidos por cada chapa serão informados de forma separada para cada grupo.
Depois, os resultados passam por um cálculo de paridade, que garante o mesmo peso para cada segmento na escolha final, independentemente do número de votantes de cada um. Assim, os votos de cada grupo (docentes, técnicos e discentes) têm peso igual na definição do resultado.
Esse modelo busca equilibrar a participação de todos os setores da universidade no processo de escolha da nova gestão. A chapa vencedora será aquela que alcançar o maior índice final após esse cálculo.
A Consulta eleitoral, prévia e informal para a Reitoria da UFT é organizada pelo Sindicato dos Docentes (SESDUFT), Sindicato dos Técnicos (Sintad), e Diretório Central dos Estudantes (DCE) onde as categorias deliberaram pela paridade de voto, ou seja, cada categoria terá 33% dos votos.
Após o dia da consulta (28), a Comissão Organizadora homologará o resultado no dia 30 de maio, após cumprir os prazos de recursos que constam no edital. Em seguida, o resultado final será enviado ao Conselho Universitário da UFT, que historicamente respeita e segue o deliberado pela comunidade acadêmica.
Comentários (0)