Está prevista para novembro deste ano a realização de novas eleições para a composição do Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins (CRC-TO) onde serão renovados dois terços dos conselheiros efetivos que compõem o plenário.
As chapas deverão ser registradas em agosto deste mesmo ano. No estado do Tocantins, cada chapa será composta por 12 membros, sendo seis contadores titulares e dois suplentes, dois técnicos titulares e dois técnicos suplentes e é indispensável o mínimo de três mulheres em cada chapa.
Embora as eleições aconteçam apenas em novembro, as movimentações já começaram para a montagem das chapas que vão disputar o pleito. O pré-candidato a presidência, contador Dete Nunes, visitou os municípios de Araguatins, Augustinópolis, Araguaína, Colinas do Tocantins e Guaraí e na oportunidade, firmou novas parcerias para a consolidação de sua chapa. De acordo com Dete Nunes, “esse momento de pré-campanha é uma oportunidade de visitar com mais tempo e também dialogar e ouvir os colegas contabilistas tanto da área pública quanto comercial e que contribuirá muito na formatação das nossas propostas”.
O candidato confirmou ainda que alguns nomes importantes da contabilidade destas regiões, já firmaram o compromisso de compor uma chapa de oposição ao grupo atual que comanda o Conselhlho Regional de Contabilidae do Tocantins.
O Brasil conta com 27 Conselhos Regionais de Contabilidade, um em cada capital de Estado da federação. Estes conselhos atuam como órgãos fiscalizadores do exercício da profissão, tanto na área pública como privada dos contadores e técnicos em contabilidade.
No Tocantins existem dez delegacias regionais que dão suporte ao Conselho na capital. As delegacias estão distribuídas nas cidades de Araguatins, Guaraí, Paraiso, Colinas, Dianópolis, Miracema, Gurupi, Araguaína, Tocantinópolis e Porto Nacional. No CRC-TO, atualmente, existem aproximadamente 4.000 profissionais inscritos entre contadores (Bacharéis em Ciências Contábeis) e técnicos em contabilidade. "Estamos levando nossa proposta de mudança, integração e valorização da categoria", afirmou Dete Nunes.
Comentários (0)