Eleitores do Tocantins vão às urnas neste domingo; confira detalhes da suplementar

O comparecimento às urnas é obrigatório para as pessoas com idade entre 18 e 70 anos, que poderão se dirigir aos locais de votação a partir das 8h, até às 17h

O voto é obrigatório para pessoas entre 18 e 70 anos
Descrição: O voto é obrigatório para pessoas entre 18 e 70 anos Crédito: Divulgação

Neste domingo, 3 de junho, 1.018.329 eleitores tocantinenses devem comparecer às urnas para eleger o novo governador e seu vice, para o mandato tampão que segue até 31 de dezembro deste ano. O comparecimento às urnas é obrigatório para as pessoas com idade entre 18 e 70 anos, que poderão se dirigir aos locais de votação a partir das 8h, até às 17h, portando apenas documento de identificação com foto e o título de eleitor. No site do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins o eleitor pode pesquisar seu local de votação.

 

Para o pleito, serão utilizadas 4.998 urnas, que foram distribuídas em 3.718 seções, e para atender a população, a Justiça Eleitoral disponibilizará 45 servidores, 40 magistrados, 151 auxiliares, 337 apoios, além das mais de 11 mil pessoas que passaram por um treinamento e atuarão como mesários nestas eleições.

 

Como instrumento de fiscalização, a Ouvidoria Regional Eleitoral está atendendo em regime de plantão pelo telefone 0800 6486 800. Os eleitores podem acionar o serviço todos os dias da semana, aos finais de semana e feriados, até a véspera do dia da votação, 2 de junho, das 8 às 19 horas. No dia da votação, que será neste domingo, 3 de junho, o atendimento será das 7h às 20h.

 

Eleitor não pode ser preso

 

Desde ontem, 29, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo conduto. A determinação vale até 48 horas depois da eleição. A regra está prevista no artigo 236 do Código Eleitoral e tem como objetivo garantir o exercício do direito do voto pelo maior número possível de pessoas sem ameaças ou pressões indevidas. O artigo diz que "nenhuma autoridade poderá, desde 5 dias antes e até 48 horas depois do encerramento da eleição, prender ou deter qualquer eleitor, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto". Caso alguma prisão ocorra, o preso deverá ser "imediatamente conduzido à presença do juiz competente que, se verificar a ilegalidade da detenção, a relaxará e promoverá a responsabilidade do coator".

 

Linhas de ônibus especiais

 

Para garantir aos eleitores de Palmas tranquilidade no dia da eleição, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), informou que haverá reforço nas linhas do transporte público neste domingo. A medida visa atender não somente aos usuários do transporte público coletivo da Capital, mas também aos cidadãos que não conseguiram abastecer seus veículos, facilitando assim o acesso da população aos locais de votação. Os horários dos ônibus de domingo serão os mesmos de sábado. E para ajudar a se informar sobre o horário de cada ônibus no dia, a Sesmu pede aos  usuários que acessem o aplicativo Moovit, que pode ser  baixado gratuitamente no Google Play eApp Store. Através dele é possível acompanhar as linhas, os horários certos e itinerários, pois todos os ônibus são monitorados via GPS.

 

Eleitores indígenas

 

O Tocantins conta com 4.275 eleitores indígenas, que votam em 25 seções distribuídas nas aldeias da 5ª ZE de Miracema, 9ª ZE de Tocantinópolis, 13ª ZE de Cristalândia, 15ª ZE de Formoso do Araguaia, 23ª ZE de Pedro Afonso, 32ª ZE de Pedro Afonso, 33ª ZE de Itacajá e 34ª ZE de Santa Fé do Araguaia. Forças federais serão enviadas as terras indígenas situadas na 23ª Zona Eleitoral (ZE) de Pedro Afonso, 32ª ZE de Goiatins, 5ª ZE de Miracema e 15ª ZE de Formoso do Araguaia. As requisições foram aprovadas pelos membros do Pleno do TSE.

 

Candidatos

 

Os eleitores poderão escolher um entre os sete candidatos a governador que disputam o pleito. Confira abaixo:

 

Carlos Amastha (PSB): coligação "A Verdadeira Mudança", vice Célio Moura, número 40.

 

Vicentinho Alves (PR): coligação “A Vez dos Tocantinenses” , vice Divino Bethânia Jr, número 22.

 

Márlon Reis: partido Rede Sustentabilidade, vice cel. Edvan, número 18. 

 

Mauro Carlesse (PHS): coligação "Governo de Atitude", vice Wanderlei Barbosa, número 31.

 

Kátia Abreu (PDT): coligação “Reconstruindo o Tocantins”, vice Marco Antônio Costa, número 12.

 

Mario Lúcio Avelar: Partido Socialismo e Liberdade - PSOL/TO, vice Mayst Marcos de Sousa Santos, número 50.

 

Marcos Souza: Partido Renovador Trabalhista Brasileiro – PRTB/TO, vice Sargento Jenilson, número 28.

 

(Com informações da ASCOM/TRE-TO)

 

Comentários (0)