Em 3 anos, Tocantins registra quase quatro mil acidentes graves de trabalho

Desse total, 96 trabalhadores foram a óbito e 23 trabalhadores ficaram sequelados pelos acidentes sofridos.

De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) no Tocantins, ocorreram 3.760 acidentes de trabalho graves no período de 2017 até 23 de julho deste ano. Dentre estes, 96 trabalhadores foram a óbito e 23 trabalhadores estão sequelados pelo acidente sofrido.

 

A técnica da Gerência de Saúde do Trabalhador-GST/CEREST, da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO), Mônica Costa Barros, ressalta-se a importância da identificação e a notificação dos casos ocorridos. “Isso é importante para que ocorra a vigilância em saúde do trabalhador que consiste na análise de causas do acidente a fim de minimizar e eliminar os riscos inerentes ao processo de trabalho e assim contribuir com a redução de morbimortalidade pelo trabalho”, destacou. 

 

Neste contexto, a Gerência em Saúde do Trabalhador, da Diretoria de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, tem proposto estratégias seguindo as orientações da Rede Nacional de Atenção Integral a Saúde do Trabalhador (Renast) que permitam a detecção e cuidado oportuno e integral a todos os trabalhadores, bem como atuação na vigilância nos locais de trabalho que propiciem a eliminação ou minimização dos riscos inerentes ao processo de trabalho.

 

“As unidades de saúde no Tocantins estão aptas a notificar quaisquer agravos relacionados ao trabalho e também compete ao trabalhador procurar essas unidades notificadoras para informar o acidente ocorrido”, enfatizou Mônica.

 

Além da atuação das unidades de saúde e da equipe de vigilância, a gestão dos riscos no trabalho pelas empresas/empregadores é sinônimo de qualidade e de bem-estar para os trabalhadores. “Financeiramente, também é vantajoso: treinamento e infraestrutura de segurança exigem investimentos, mas por outro lado evitam gastos com processos, indenizações e tratamentos de saúde, em casos que poderiam ter sido evitados. Cabe ao empregador proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro e saudável, buscando alcançar a melhoria da qualidade de vida, e adotar medidas de manutenção da segurança e a saúde de seus trabalhadores”, afirmou a técnica.

 

 

Gráfico demonstra que apesar do aumento do número de notificações no Estado, o número de acidentes com óbito diminuiu. 

 

 

Dia Nacional de Prevenção

 

O uso correto de equipamentos; medidas de segurança e proteção; realização de exames médicos periódicos e a implantação de Plano de Prevenção de Riscos Ambientais são algumas das medidas que podem evitar acidente de trabalho, que tem o dia 27 de julho como data nacional para o alerta e prevenção.

 

A data é símbolo da luta dos trabalhadores brasileiros por melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho e tornou-se oficial em 1972, depois de regulamentada a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho, em que se atualizou o artigo 164 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Para o Sistema Único de Saúde, acidente de trabalho “é aquele que ocorre durante o serviço ou no trajeto entre a residência e o local de trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, acarretando a perda ou redução da capacidade para o trabalho e, em último caso, a morte”.

 

Além disso, as doenças ocupacionais podem ser enquadradas nessa categoria. Os acidentes podem ser causados por inúmeros fatores, principalmente por falta de medidas de proteção e gestão de risco.

 

 

 

 

 

 

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