Em evento do TRE ministro Gilmar Mendes foge de pauta política

Gilmar Mendes e autoridades participaram nesta sexta, de encerramento do Projeto Tocantins 100% Biométrico. Ministro respondeu a poucas perguntas e evitou ficar por muito tempo em coletiva

Gilmar Mendes assistiu apresentação da Central de Monitoramento
Descrição: Gilmar Mendes assistiu apresentação da Central de Monitoramento Crédito: Divulgação

Dando a garantia de que os tocantinenses agora votam com maior segurança e evitando questões polêmicas que envolvem o seu nome, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ministro Gilmar Mendes, participou, na tarde desta sexta-feira, 02, de solenidade de encerramento do Projeto Tocantins 100% Biométrico.

 

No evento, que ocorreu no auditório do Tribunal Regional Eleitorial (TRE), o ministro ressaltou que “o Tocantins ganha esse destaque, sendo 100% biometrizado. Portanto, maior segurança na votação”.

 

Sobre a necessidade de que todos aderem ao cadastramento biométrico, Gilmar Mendes afirmou que é necessário para evitar fraudes nas eleições. “Dependíamos de um documento de identidade e as pessoas poderiam ter 27, cada estado poderia editar uma”.  

 

“Estamos fechando uma das ultimas inseguranças que havia no sistema eletrônico, porque múltiplas identidades poderiam permitir que alguém votasse em lugar do outro. Agora com a biometria, estamos fechando essa ultima insegurança” garantiu o Ministro.  

 

Chapa Dilma/Temer

Em momento reservado para a imprensa, Gilmar respondeu as questões pertinentes à justiça eleitoral com muita simpatia. Quando o assunto foi para as questões políticas, sua assessoria comentou que a entrevista se encerraria por ali.  

 

Porém, Mendes não deixou de comentar uma pergunta relacionada ao julgamento da chapa Dima/Temer, que acontece na próxima terça-feira, 05, e decidirá o futuro do presidente Michel Temer no cargo.

 

Ele disse que não tem voto decidido e que o TSE está examinando uma questão que é altamente complexa e altamente técnica.  “Não se trata de ser pró ou contra, se trata de examinar a questão na perspectiva jurídica e judicial. Vamos ter calma. Trabalhamos bem. A justiça eleitoral hoje é a justiça com maior prestígio” destacou o ministro.

 

Identidade Civil Nacional

Além de o cadastramento biométrico ser utilizado nas eleições, as digitais e os dados dos eleitores também serão base para a Identidade Civil Nacional, uma identificação única para todos os Estados, já sancionada pelo Governo Federal.

 

“Vamos ser o banco de dados desse sistema. Vamos ter uma participação importante na gestão de todo esse modelo, juntamente com o executivo, o legislativo e outros órgãos do judiciário” certificou Mendes.

 

Ele também garantiu que esse modelo de identidade vai evitar fraudes benefícios como a bolsa família e a previdência.

 

Tocantins 100% Biométrico

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargadora Ângela Prudente, avaliou o encerramento do cadastramento biométrico no Tocantins como um marco histórico, se tratando da dimensão do território alcançado e a agilidade perante os outros Estados da federação.

 

O secretário de tecnologia da Informação do TRE-TO, Jader Gonçalves, explicou que o cadastramento foi um grande sucesso. Dividido em cinco etapas, a primeira iniciada em 2009, o projeto garante que o eleitorado tocantinense está 100% biométrico para as eleições 2018.

 

Títulos cancelados

De acordo com Jader Golçalves, 48 mil títulos no Tocantins já estão cancelados. O motivo é que os portadores desses registros não terem feito o cadastramento biométrico.

 

Este eleitor, que a partir de agora tem seus benefícios como cidadão retirados, terá até maio do ano que vem para se regularizar com a Justiça Eleitoral perante o pagamento de multa.

Comentários (0)