Em evento, vice-governadora diz que homologação de concurso será realizada em breve

Na cerimônia de encerramento do curso de formação dos aprovados para Provimento de Cargos do Sistema Penitenciário e Socioeducativo, Cláudia Lelis disse que homologação será realizada em breve

Claudia diz que homologação sairá em breve
Descrição: Claudia diz que homologação sairá em breve Crédito: Miller Freitas

Na solenidade que marcou o encerramento do Curso de Formação Profissional do Sistema Penitenciário do Estado do Tocantins, a vice-governadora, Cláudia Lelis, afirmou que a homologação do concurso será realizada em breve. O evento foi realizado na última sexta-feira, 20, pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), juntamente com a Comissão Oficial dos Candidatos.

 

De acordo com Cláudia Lelis, o governador Marcelo Miranda disse que a homologação do concurso será realizada logo após os trâmites legais de recursos.  “O governador Marcelo Miranda pediu que eu desse os parabéns a todos e dissesse que a homologação do concurso será realizada logo após os trâmites legais de recursos e datas serem concluídos”.

 

Sistema Penitenciário

Na cerimônia que contou a participação dos alunos e seus familiares, agentes penitenciários, professores e autoridades do poder executivo, legislativo e judiciário, a secretária de Cidadania e Justiça, Gleidy Braga ressaltou que o Sistema Penitenciário tocantinense deve se tornar em um modelo para o Brasil.

 

Foi entregue na ocasião, aos xerifes das nove turmas do Curso de Formação uma homenagem, representando todos os alunos e dois oradores, representando os candidatos ao cargo de Técnico em Defesa Social e de Analista em Defesa Social, discursaram sobre os desafios até chegar na conclusão desta segunda etapa. Também receberam homenagens dos alunos, alguns profissionais que colaboraram para a formação dos candidatos.

 

A secretária de Cidadania e Justiça, Gleidy Braga, foi escolhida pelos alunos para ser madrinha das turmas do curso de formação e, durante seu discurso, contou um pouco da trajetória que foi percorrida para que a segunda etapa do concurso fosse realizada. “Eu quero parabenizar todos os concluintes desse curso e dizer que eu acredito no profissional que vocês se tornaram ao longo desse curso de formação. Sabemos que é preciso cumprir a Lei de Execução Penal conforme seu tripé, a pena deve prevenir, punir e, principalmente, ressocializar”.

 

O presidente da comissão dos candidatos do concurso, Abrãao Rezende, falou sobre o esforço que foi concluir mais essa etapa do certame e afirmou que os homens e mulheres que passaram pelo curso estão aptos a trabalharem dentro do sistema penitenciário tocantinense. “Mais uma etapa foi concluída, agora estamos na reta final e só esperando a homologação do resultado, a nomeação e a posse. Nós seremos a primeira turma de servidores efetivos e de carreira do sistema penitenciário, nós daremos uma identidade para esse sistema. E com certeza, no que depender de nós, estaremos desempenhando nossas atribuições da melhor forma possível e nos tornaremos referência para todo o Brasil”.

 

Curso

O Curso de Formação foi a segunda etapa do Concurso Público para Provimento dos Cargos da Defesa Social e Segurança Penitenciária. Com capacitação para 844 pessoas, o curso iniciou em 15 de novembro e teve 30 dias de aulas presenciais, em regime integral, sem recesso, nos três turnos: manhã, tarde e noite, tanto. As aulas teóricas aconteceram no campus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e as práticas na Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP) e no Clube de Tiro Esportivo e Caça de Palmas.

 

Dos 844 alunos do Curso de Formação, 820 são candidatos ao cargo de nível médio de Técnico de Defesa Social, destes 712 são do sexo masculino e 108 do sexo feminino. No caro de nível superior de Analista em Defesa Social, 24 pessoas estão concorrendo, sendo 17 mulheres e sete homens.

 

(Com informações da Ascom Seciju)

Comentários (0)