Com o tema Romeiros: Peregrinos de Esperança, o bispo Dom José Moreira da Silva, da Diocese de Porto Nacional, celebrou nesta sexta-feira, 15, no Santuário do Bonfim, localizado no Povoado de mesmo nome e a 24 quilômetros de Natividade, a missa campal dedicada ao Senhor do Bonfim, 15 de agosto. “É uma grande alegria presidir esta missa da romaria, um momento de fé e devoção que une milhares de romeiros em gratidão a Deus e ao Senhor do Bonfim. Somos todos iguais perante Deus e que Ele nos dê forças para permanecermos aqui praticando a fé”, declarou o bispo José Moreira ao dirigir-se aos milhares de fiéis, romeiros e autoridades políticas presentes na celebração.
Neste ano a data, uma secular tradição da religiosidade e da cultura tocantinense, ganhou o status de feriado estadual ao ter a Lei nº 4.509, sancionada pelo governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, que prestigou a celebração ao lado de auxiliares de sua gestão e da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero.
Durante a celebração, o governador cumprimentou os romeiros e lideres da igreja e falou da alegria de estar presente em mais uma celebração dedicada ao Senhor do Bonfim. "Faço questão de vir todos os anos para prestigiar o Senhor do Bonfim. Fico feliz que, neste ano, a participação tenha aumentado bastante, especialmente por conta do feriado, que permitiu a todos a liberdade de manifestar sua fé. Estou à disposição da Igreja para ajudar no que for necessário durante a romaria. Agradeço a Deus por estar ao lado de todos vocês, fiéis que vieram com gratidão e confiança”.
Gratidão
O reitor do Santuário do Senhor do Bonfim, padre Leomar Sousa, emocionado, destacou a dedicação de todos que tornam o evento possível e agradeceu ao Governo do Tocantins pelo apoio. “Dou graças a Deus por este momento tão especial da nossa romaria. Cada passo que realizamos aqui é feito com o coração e guiado pela fé. Dirijo minha sincera gratidão ao bispo Dom José Moreira, a todos os queridos romeiros presentes e ao governador Wanderlei Barbosa, nosso amigo e parceiro desta romaria. Nada disso teria sentido sem a dedicação conjunta que torna possível este encontro, um verdadeiro ato de fé”, afirmou o sacerdote.
Após a missa campal, a estátua de Jesus na cruz foi carregada pelos fiéis até a Igreja do Bonfim e encerrou a celebração.
O Festejo do Senhor do Bonfim, que ocorre nos municípios de Natividade, Tabocão e Araguacema do dia 6 até o dia 17 de agosto, inclui missas, novenas, procissões, caminhadas, recitação do terço e outras manifestações de fé e devoção. Entre as tradições mais marcantes está a peregrinação a pé de fiéis, que percorrem cerca de 23 km, do município até o povoado Bonfim, expressando fé e gratidão pelas graças alcançadas. O local abriga um santuário erguido em homenagem à imagem sagrada e tornou-se um destino de peregrinação que atrai visitantes de todas as regiões do país, encantados pela tradição, história e espiritualidade que marcam a festividade.
Fiéis
Moradora de Gurupi, Kilsa Nathália Pereira Gonçalves é uma das peregrinas que percorreu, a pé, o trajeto de Natividade até o Santuário do Senhor do Bonfim. “Já vim várias outras vezes para a romaria, mas é a primeira que faço o trajeto a pé para pagar promessa que fiz há dois anos. É um sentimento gratificante pela bênção, por isso fiz questão de fazer o percurso. Me sinto muito emocionada por ter conseguido chegar até aqui”, expressou.
Devoto do Senhor do Bonfim, Advan Dias, de Porto Nacional, carrega décadas de fé e tradição com o santuário. “Já tem mais de 40 anos que frequento as festividades do Senhor do Bonfim. É um sentimento de muita alegria porque, sempre quando venho, me sinto uma pessoa realizada e muito feliz de estar aqui. Inclusive, faço aniversário hoje, dia 15 de agosto, no Dia do Senhor do Bonfim”, contou Advan.
Apoio
No trajeto da romaria, os fiéis contaram com ponto de apoio instalado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), no km 12 entre o município de Natividade e o povoado Bonfim. O espaço ofereceu área para descanso e atendimento básico de saúde, como aferição de pressão arterial e pequenos curativos, além de distribuição de água e refeições para auxiliar na recuperação da caminhada.
Além disso, o Governo do Tocantins reforçou a segurança por meio da Polícia Militar do Tocantins (PMTO) para acolher os devotos participantes da peregrinação, bem como ofereceu suporte e infraestrutura por meio das secretarias de Estado do Turismo (Setur) e da Cultura (Secult).
Dia do Senhor do Bonfim
Com o objetivo de valorizar as tradições e fomentar o turismo religioso, o Tocantins celebra, neste ano, pela primeira vez, o Dia do Senhor do Bonfim como feriado estadual, conforme a Lei nº 4.509, que estabelece o dia 15 de agosto como feriado em todo o estado. A data busca preservar as tradições e a cultura tocantinense; promover a integração sociocultural entre as comunidades locais; fortalecer o patrimônio cultural; e incentivar o turismo religioso.
Tradição
A tradição cultural da Romaria do Senhor do Bonfim teve início em 1750, quando um vaqueiro encontrou uma imagem de Cristo crucificado em um tronco, na região do povoado Bonfim. Segundo a história local, ele levou a imagem para casa, mas ela desapareceu misteriosamente e reapareceu no mesmo lugar onde havia sido encontrada. Esse episódio marcou o início da devoção que, ao longo dos anos, se expandiu pelos municípios de Natividade, Tabocão e Araguacema, consolidando-se como a maior festa religiosa do Tocantins.
Comentários (0)