Em noite de abertura, Miranda destaca que retomada de eventos é meta cumprida

A programação segue até o dia 27. A expectativa é que cerca de 240 mil pessoas visitem os estandes do Salão do Livro, movimentando cerca de R$ 8 milhões.

Governador abre oficialmente o evento
Descrição: Governador abre oficialmente o evento Crédito: Twitter/SecomTO

A 9ª edição do Salão do Livro teve abertura realizada pelo governador Marcelo Miranda na noite deste sábado, 19. O evento este ano tem como tema Regionalismo e Desenvolvimento: na terra do Sol, a vida se transforma através da leitura. Simultaneamente ao salão acontece a 11ª Feira de Artesanato e Comidas Típicas do Tocantins (Fecoarte). A programação segue até o dia 27.

 

De acordo com Marcelo Miranda, o Salão do Livro é mais que um evento cultural. Para o governador, trata-se de uma oportunidade para quem quer investir no saber e na própria qualificação. “Temos propósitos diversos, como incentivar a leitura com a oferta de livros a preços acessíveis, o que também vai aquecer a nossa economia; favorecer o contato com talentos da música, por meio dos shows; e a reciclagem do conhecimento com palestras abordando diversos temas. Aqui cumprimos com uma das nossas metas de governo que é retorno deste grande evento", disse.

 

Ainda de acordo com Marcelo Miranda, a realização da Fecoarte, ao mesmo tempo em que ocorre o Salão do Livro, é uma novidade que vai colocar os visitantes em contato com a diversidade cultural do Tocantins. “O propósito da Fecoarte é divulgar as nossas potencialidades turísticas, as nossas comidas típicas, o nosso artesanato, shows regionais, apresentações artísticas e espetáculos de culturas tradicionais”, explicou.

 

Para o secretário de Estado da Educação, Adão Francisco, o Salão do Livro é um grande espaço de formação. "Trata-se de um evento educacional extremamente importante, porque mobiliza forças em torno da leitura. É um espaço de formação de professores e, por consequência, dos nossos alunos", ressaltou, ao lembrar a dimensão cultural do evento.

 

Fecoarte

A abertura da Fecoarte contou com apresentações do cantor, compositor e violonista Josifran Melo e do Grupo de Foliões de Paranã. Entre suas atrações permanentes da feira está a cidade cenográfica em estilo neocolonial, que remete às cidades mais antigas do Tocantins, como Natividade e Arraias.

 

A feira conta com 34 estandes: 19 de comidas típicas, dois restaurantes, um ambulatório para pronto atendimento, um para a Polícia Militar e outro para o Corpo de Bombeiros. No Palco Diversidade ocorrerão shows regionais, apresentações culturais de sússia e jiquitaia, cordel, capoeira, danças indígenas e outros espetáculos de culturas tradicionais.

 

O secretário de Estado da Cultura, Melck Aquino, destacou que a Fecoarte é uma importante mostra da diversidade cultural do Tocantins. "Estamos fortalecendo a cultura regional que também dialoga com a cultura nacional. A cultura tocantinense, como nunca, está sendo valorizada e está presente na Fecoarte com toda sua pujança e força", disse.

 

Estrutura

A 9ª edição do Salão do Livro acontece em uma área de 2.173,50 m², compostos por dois pavilhões, espaço jovem, auditórios, praça de alimentação, palco para shows nacionais e regionais. A expectativa é que cerca de 240 mil pessoas visitem os estandes do Salão do Livro, movimentando cerca de R$ 8 milhões.

 

De acordo com a Associação Brasileira de Difusão de Livros (ABDL), a estimativa é de que a edição de 2015 do Salão do Livro conta com cerca de 50 mil títulos, de mais de 30 editoras. Os exemplares estarão expostos em 71 estandes de livros didáticos, literários, técnicos e outros 12 estandes exclusivos para obras infantis.

 

O Salão do Livro contará com os seguintes espaços: Café Literário, Espaço Infantil, Espaço Jovem, o Auditório Tião Pinheiro, Palco Livro, Palco Fecoarte, Espaço Online, salas de assessoria e setores administrativos.

 

(Com informações da Secom Tocantins)

 

 

 

 

Comentários (0)