Em Porto, Hospital tem urgência prejudicada de novo; Governo diz que vai contornar

O motivo, de acordo com informações da unidade, é que a médica plantonista não se apresentou ao trabalho em decorrência de uma pneumonia; diretor técnico assumiu o plantão    

Crédito: Divulgação

O pronto socorro do Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN) amanheceu novamente prejudicado nesta quarta-feira, 06. O motivo, de acordo com informações da unidade, é que a médica plantonista (nome não divulgado) não se apresentou ao trabalho em decorrência de uma pneumonia.  

 

Informações do hospital também dão conta de que, mesmo procurados, outros médicos da escala de plantão não puderam cobrir o desfalque. Assim, o diretor técnico da unidade, Astério Magalhães Filho, que também faz parte da equipe de rotina, assumiu o plantão.   

 

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que os outros dois plantonistas escalados para esta quarta-feira apresentaram atestados médicos e a pasta está trabalhando para regularizar a situação. 

 

Orientação

 

Uma nota do diretor técnico da unidade, Astério Magalhães Filho, que circula nas redes, informa que a direção do hospital já foi informada sobre a situação. Informa ainda que a orientação é para que os pacientes internados continuarão sob os cuidados da equipe de rotina que já elaborou uma escala para cobertura de possíveis intercorrências com pacientes internados.  

 

Ainda de acordo com a nota, a orientação é que os pacientes sejam encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade ou ao Hospital Geral de Palmas (HGP).  A orientação foi dada à PM, Samu, Corpo de Bombeiros e às secretarias de Saúde das 15 cidades que o HRPN é referência, além da direção da UPA de Porto Nacional,  informa também a nota.

 

A mensagem também foi encaminhada à Secretaria Estadual de Saúde, Conselho Regional de Medicina, Defensoria Pública e Ministério Público.

 

Entenda

 

No último dia 28, os médicos haviam sinalizado uma demissão em massa por não concordarem com a escala de plantão ajustada com o Governo do Estado. Porém, voltaram atrás após recomendação expedida pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) e pelo Ministério Público Estadual (MPE).

 

 Na ocasião, a Direção Técnica do Hospital informou que a reabertura seria em caráter temporário devido ao número insuficiente de profissionais para confecção de uma escala que atenda integralmente as necessidades do PS.

 

Confira na íntegra a nota do Governo do Estado

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que o Pronto Socorro do Hospital Regional de Porto Nacional está funcionando, com um médico plantonista para atender as demandas e realizar encaminhamentos de casos específicos para as unidades referenciadas. 

 

Comentários (0)