Em resposta ao MPE, Governo diz que rede de Saúde conta com ventiladores e EPIs

São considerados EPIs necessários neste momento o álcool em gel 70%, óculos de proteção, máscara N95, máscara cirúrgica e avental.

Crédito: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou ao T1 Notícias na manhã desta terça-feira, 24, que atualmente existem no Tocantins, 226 pontos de cuidado (leitos) equipados com ventiladores mecânicos distribuídos nas 18 unidades hospitalares sob gestão estadual, destes, 46, estão no Hospital Regional de Araguaína (HRA).

 

Sobre os equipamentos de proteção individual, a SES esclarece que todas as unidades hospitalares geridas pelo Executivo Estadual estão devidamente abastecidas.

 

A resposta é direcionada ao MPE, que por meio da 5ª Promotoria de Justiça de Araguaína, encaminhou nesta segunda-feira, 23, ofício ao diretor técnico do Hospital Regional de Araguaína (HRA), Sérgio Nogueira de Aguiar, solicitando informações acerca do estoque de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e de aparelhos respiradores no Hospital Regional de Araguaína.

 

São considerados EPIs necessários neste momento o álcool em gel 70%, óculos de proteção, máscara N95, máscara cirúrgica e avental. Além da quantidade existente, o MPE-TO quer saber qual a necessidade destes produtos para daqui a 15 dias e 30 dias.

 

Em outro ofício, também destinado ao Hospital Regional de Araguaína (HRA), questiona-se o manejo dos profissionais de saúde em relação ao tratamento do infectado e à prevenção da contaminação.

 

O documento faz questionamentos sobre a localização dos EPIs dentro do HRA, o prazo recomendado para o uso das máscaras, se há lixeiras infectantes para descarte dos equipamento nas saídas e se a Ala G, recentemente adaptada para isolamento, está devidamente adequada para proporcionar a segurança da equipe médica que atuará junto ao paciente contaminado.

 

O diretor tem até esta terça-feira, 24, ou seja, 24 horas, para responder formalmente os questionamentos, considerando a aproximação do pico da doença.

 

Recomendação às unidades de saúde de Araguaína

 

Também em Araguaína, a 5ª Promotoria de Justiça expediu Recomendação Administrativa ao Município de Araguaína para que seja observado o cumprimento, por parte de todos os servidores/colaboradores da saúde ou auxiliares de Unidade Básica de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento, hospitais públicos e particulares, as normas da Organização Mundial de Saúde sobre Proteção Individual no contexto do Covid-19. O prazo para informar as providências tomadas é de 48h.

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários (0)