Em visita ao HRA, MPE constata superlotação e condições precárias de atendimento

Na oportunidade, foram entrevistados seis pacientes que estariam aguardando cirurgia da ortopedia/traumatologia há mais de duas semanas, sendo que um deles espera há 23 dias

HRA
Descrição: HRA Crédito: Da Web

Uma equipe do Ministério Público Estadual (MPE) esteve nesta quarta-feira, 03, no Hospital Regional de Araguaína (HRA) para uma vistoria nas dependências do prédio. De acordo com a Promotora de Justiça Araína Cesárea F. S. D'Alessandro, que coordenou a ação, foi verificado que os corredores da Unidade estavam lotados, com diversos pacientes sendo atendidos em condições precárias.

 

Na ocasião, foram inspecionados os 25 novos leitos, a mobília e o pessoal contratado (em especial, enfermeiros), tudo para que se atenda urgência, emergência e cirurgia eletiva. A equipe checou, também, a situação dos insumos e medicamentos na farmácia central, farmácia de medicamentos controlados e almoxarifado. No momento da vistoria, uma equipe realizava entrega de diversos medicamentos, que haviam chegado em dois caminhões.

 

Na oportunidade, foram entrevistados seis pacientes que estariam aguardando cirurgia da ortopedia/traumatologia há mais de duas semanas, sendo que um deles espera há 23 dias. Alguns já haviam entrado em jejum, mas o procedimento foi adiado sem que fosse dada qualquer explicação aos pacientes.

 

A vistoria teve como objetivo conferir a situação dos pontos discutidos em reunião realizada com o Secretário Estadual de Saúde, no dia 14 de agosto, em função dos problemas enfrentados pelos usuários dos serviços públicos de saúde em Araguaína.

 

Comentários (0)