Em visita ao MPTO e TCE/TO, Laurez fala em fortalecimento e colaboração

A pauta comum das duas visitas foi o estreitamento de ações parceiras e colaborativas; fortalecimento mútuo da fiscalização e aprimoramento dos mecanismos de controle com vistas à uma gestão eficiente

Crédito: Montagem T1 Notícias - Hiroshi e Márcio Vieira - Governo do Tocantins

O governador em exercício Laurez Moreira visitou nesta quinta-feira, 2, dois órgãos de controle: o Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) e o Ministério Público do Tocantins (MPTO). A pauta comum das duas visitas institucionais foi o estreitamento de ações parceiras e colaborativas; fortalecimento mútuo da fiscalização e aprimoramento dos mecanismos de controle com vistas à uma gestão pública eficiente, responsável e transparente. 

 

 

No MPTO, Laurez foi recebido pelo procurador-geral de Justiça, Abel Andrade Leal Júnior. Durante o encontro, foram debatidas possibilidades de colaboração e fortalecimento da parceria entre o Executivo estadual e a instituição. Na ocasião, o governador em exercício destacou a importância de manter uma relação harmoniosa e cooperativa com todos os poderes e instituições.

 

 

“O diálogo com o Ministério Público é essencial para garantirmos uma gestão transparente e eficaz. Compartilhei com o procurador-geral de Justiça as diretrizes do nosso trabalho e reforcei o convite para que possamos atuar em parceria, fortalecendo ainda mais a colaboração entre as instituições”, afirmou.

 

 

O procurador-geral de Justiça, Abel Andrade Leal Júnior, expressou satisfação em receber o governador Laurez Moreira e reforçou que a instituição está à disposição para colaborar. “É uma honra recebê-lo para este diálogo. O Ministério Público  continuará atuando ao lado do Governo do Estado, para que possamos construir políticas públicas eficazes e voltadas especialmente para aqueles que mais precisam: os cidadãos tocantinenses”, destacou.

 

 

Primeira visita

No TCE/TO, foi a primeira visita de Laurez desde que assumiu o governo há exatos 30 dias (3 de setembro). Ele foi recebido pelo presidente do TCE/TO, conselheiro Alberto Sevilha e demais membros da Corte. Durante o encontro, Laurez destacou que sua administração tem como prioridade restaurar a confiança da sociedade na gestão estadual e adotar medidas concretas de austeridade. O governador também apresentou um panorama do cenário encontrado ao assumir o governo e as ações já adotadas para reduzir despesas e reorganizar a máquinas administrativa. 

 

 

“Encontrei o Estado gastando entre 30% e 32% apenas com custeio, quando o ideal seria em torno de 20%. A situação era insustentável. Por isso, começamos cortando excessos, como o contrato do avião de quase R$ 20 milhões e a frota de veículos espalhada nas secretarias. Nossa meta é reduzir despesas e abrir espaço para investir no que realmente importa ao cidadão”, explicou o chefe do Executivo.

 

 

Laurez ressaltou que o compromisso de sua gestão é com o povo tocantinense e com a transparência. "Precisamos ter um governo transparente, que cuide de cada centavo que entra nos cofres públicos, para que seja bem aplicado e retorne em benefícios para a nossa gente. A primeira coisa que precisamos resgatar é a credibilidade do Tocantins. Nosso estado tem crescido entre os melhores índices do país e a gestão pública precisa acompanhar esse ritmo”, afirmou.

 

 

O presidente do TCE/TO, conselheiro Alberto Sevilha, reafirmou o papel da Corte como parceira da boa gestão e destacou a importância do alinhamento institucional. "É muito importante essa aproximação, porque uma instituição depende da outra. O Tribunal continua sendo órgão de fiscalização, mas hoje em dia também atua preventivamente, acompanhando a gestão em tempo real. Nosso papel é coibir falhas de má-fé e contribuir para que os recursos públicos sejam aplicados de forma eficiente e correta”, declarou.

 

 

Na ocasião, Alberto Sevilha também apresentou programas estratégicos conduzidos pelo Tribunal, como o TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância, fiscalizações surpresa em unidades de saúde e a implantação de um centro tecnológico com novas medidas de segurança da informação, iniciativas que ampliam a capacidade de monitoramento e a eficiência do trabalho da Corte.

 

 

Participações

Da reunião no MPTO, participaram o subprocurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti; o assessor do procurador-geral de Justiça, Celsimar Custódio, o chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Juan Aguirre; a secretária-chefe da Casa Civil, Irana Coelho, e o secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado (CGE/TO), Murilo Centeno.T

 

Da reunião no TCE/TO, também participaram os conselheiros Severiano José Costandrade de Aguiar, Doris de Miranda Coutinho, Napoleão de Souza Luz Sobrinho e Manoel Pires dos Santos; o conselheiro substituto Márcio Aluísio Moreira Gomes; o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Oziel Pereira dos Santos; a secretária-chefe da Casa Civil, Irana de Souza Coelho Aguiar; e o secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado, Murilo Francisco Centeno.

 

 

 

Comentários (0)