O embaixador da Alemanha no Brasil, Wilfried Grolig, ficou impressionado com o potencial Científico e Tecnológico do Estado Tocantins, principalmente na área ambiental. Acompanhado do Conselheiro para Assuntos Científicos e Intercâmbio Acadêmico da embaixada, Dirk Schüller, o embaixador se reuniu na tarde desta segunda-feira,18, na Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia, com a secretária Andrea Stival e presidente da FAPT – Fundação de Amparo Pesquisa Estado, o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alan Barbiero, e a representante o Instituto Ecológica, Eliana Pareja.
Na ocasião Wilfried Grolig conheceu o projeto do Centro de pesquisa Canguçu no parque estadual do Cantão situado no município de Pium, a 120 km de Palmas, onde são realizadas pesquisas com as tartarugas no projeto Quelônios, com Jacaré- Açú e sequestro de Carbono por pesquisadores da UFT- Universidade Federal do Tocantins em parceria com a SECT e o Instituto Ecológica.
A secretária da Ciência e Tecnologia, Andrea Stival, também apresentou ao embaixador Ações e Programas desenvolvidos pela pasta na Educação Profissional e a Distância. Programas como o Pronatec - Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego, que ampliou de 2 mil para 20 mil vagas em cursos técnicos e profissionalizantes em todo Estado. A UAB - Universidade Aberta Brasil que hoje já conta com mais de 20 polos de Educação a Distância ofertando cursos de graduação e pós – Graduação.
Segundo Andrea a visita do embaixador é uma grande oportunidade para o Estado. “O embaixador vendo todo este potencial do Tocantins com certeza vai ter mais subsídios, informações do Estado para firmar acordos e parcerias com a Alemanha em vários setores especialmente o tecnológico, científico e econômico”, destacou a secretária.
O secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alan Barbiero, destacou o interesse em realizar convênios com Alemanha para desenvolver projetos de Energia limpa, agricultura de baixo carbono e economia verde.
O embaixador Wilfried Grolig ficou admirado com o potencial ambiental e científico do Tocantins e disse que “esses encontros com gestores e empresários vão servir para levantar as possíveis áreas onde poderão ser firmados acordos entre o governo do Tocantins e da Alemanha”.
Agenda
No domingo o embaixador fez uma visita ao parque estadual do Cantão onde conheceu de perto projetos de pesquisas realizadas no parque.
Amanhã pela manhã e a tarde o diplomata ainda se reúne com outros secretários de Estado e empresários para continuar discutindo as potencialidades regionais. À noite Wilfried Grolig faz o lançamento da exposição Olho do Céu, às 19h30, no Hall da Assembleia Legislativa do Tocantins. A exposição que fica aberta entre os dias 20 e 28 de fevereiro é uma realização da Embaixada da Alemanha no Brasil e da Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia.
As fotos pertencem ao Centro Aeroespacial Alemão e foram cedidas ao Brasil na comemoração do Ano Brasil-Alemanha da Ciência, Tecnologia e Inovação (2010/2011). As peças foram doadas pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil.
(Jodevaldo Pereira)
Comentários (0)