Emissão digital de autorização para viagem de crianças dispara mais de 1.400% no TO

Dados do Colégio Notarial do estado mostram que serviço, obrigatório para menores desacompanhados, é feito por videoconferência em cartórios e gera documento com QR Code para apresentação no celular

Crédito: Arquivo Jusbrasil

O Colégio Notarial do Brasil - Seção Tocantins (CNB/TO) divulgou que a emissão digital da Autorização Eletrônica de Viagem (AEV) para menores de 16 anos registrou um crescimento superior a 1.400% no estado desde 2021. O serviço, obrigatório para viagens nacionais e internacionais quando a criança não está acompanhada por ambos os pais, tornou-se totalmente digital, sendo realizado por videoconferência em cartórios.

 

O presidente do CNB/TO, André Luís Fontanela, destacou que o avanço reflete a modernização e acessibilidade dos serviços notariais. A emissão é feita pela plataforma nacional e-Notariado, gerando um documento com QR Code que pode ser apresentado diretamente no celular em companhias aéreas e postos de fiscalização, reduzindo o risco de extravio. A ferramenta ganha maior adesão durante períodos de férias escolares, quando aumenta o número de viagens de crianças e adolescentes.

Comentários (0)