Emissão e vigência das Autorizações de Queima Controlada suspensas até outubro

Portaria do Naturatins entra em vigor no sábado, 20, e segue até 30 de outubro; neste período estão suspensas as autorizações para queima controlada em todo território tocantinense

Crédito: Fernando Alves/Governo do Tocantins/Arquivo

Em razão do início mais critico da estiagem e dos riscos de incêndios florestais, foi publicada pelo Governo do Estado a Portaria n° 125/2024, que suspende a emissão e a vigência das Autorizações Ambientais de Queima Controlada em todo o território tocantinense no período de 20 de julho, próximo sábado, a 30 de outubro. O documento do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) encontra-se no Diário Oficial nº 6.613 desta quarta-feira, 17. 

 

O presidente do Naturatins, Renato Jayme, destaca que a medida é fundamental para prevenir a propagação do fogo durante o período de estiagem. “A suspensão busca evitar a ocorrência de incêndios durante a temporada seca, protegendo os ecossistemas e mitigando os impactos negativos sobre a biodiversidade e a a qualidade do ar no Estado”, frisou.

 

A Portaria emitida não se aplica às ações de prevenção e combate a incêndios florestais desenvolvidas nas Unidades de Conservação (UCs) e nas comunidades tradicionais do Estado do Tocantins, bem como atividades para fins educacionais e as de agricultura de subsistência exercidas pelas populações tradicionais e indígenas. 

 

A publicação da Portaria atende os preceitos constitucionais de que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e à proteção da fauna e da flora.  O documento é publicado todos os anos durante o período de estiagem, onde, historicamente, existe o risco de incêndios se manifestarem na vegetação seca do Cerrado, caracterizando alto risco ambiental.

 

Consulte aqui a Portaria, páginas 60 e 61.

Comentários (0)