A Justiça Eleitoral oficializou o encerramento das eleições municipais de 2024 em Palmas, durante cerimônia de diplomação realizada no auditório do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) nesta quinta-feira, 12. Presidida pelo juiz eleitoral da 29ª Zona Eleitoral, Gil de Araújo Corrêa, e prestigiada por autoridades como o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador João Rigo Guimarães, o evento marcou a conclusão de um pleito histórico, o primeiro a ser decidido em segundo turno na capital.
O prefeito eleito, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), e seu vice, Carlos Eduardo Veloso (Agir) receberam os diplomas que os tornam aptos a assumir o comando do Executivo municipal a partir de janeiro de 2025. Além deles, vereadores eleitos e suplentes foram diplomados.
Em uma fala emocionada durante a diplomação, Eduardo Siqueira Campos destacou a superação e o compromisso com a cidade. "Levei comigo dúvidas sobre minha capacidade de percorrer as ruas desta cidade, mas nós fizemos. E hoje, com este diploma em mãos, reafirmo que farei tudo pela cidade", declarou.
O prefeito eleito dedicou o momento à memória de seu pai, cuja ausência foi sentida. "Este é o primeiro diploma que recebo sem a presença do meu pai. Como eu queria que ele estivesse aqui. Mas sei que o tive ao meu lado durante toda a campanha, me fortalecendo e me impedindo de desanimar". Ele também celebrou a participação feminina em sua campanha e na política local. "Este diploma tem as digitais de duas mulheres incríveis: minha esposa Polyanna e minha filha Gabriela", complementou, além de mencionar a vitória de duas candidatas eleitas pelo seu partido.
Por sua vez, ainda na cerimônia, o desembargador João Rigo Guimarães destacou o compromisso dos eleitos com a comunidade. “O sucesso está na colaboração, neste trabalho de união e de forças. Quero parabenizar os eleitos e desejar sucesso e muita responsabilidade, com o olhar atento para a comunidade, especialmente para as pessoas mais necessitadas. É importante ter em mente que não fazemos para nós mesmos, mas para o próximo. Por isso, reforço a necessidade de doação, dedicação e responsabilidade no trabalho voltado para o semelhante”.
O juiz Gil de Araújo Corrêa enfatizou a importância da diplomação como marco da vontade soberana do povo. “A diplomação não é apenas um ato formal ou protocolar, mas simboliza a concretização da vontade soberana e consciente do povo manifestada nas urnas. Conduzir as eleições municipais de 2024 foi uma missão de grande responsabilidade, que viabilizou o exercício do poder político de forma legítima e transparente”, disse.
Autoridades
Compuseram o dispositivo de honra o presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães; o juiz eleitoral da 29ª Zona Eleitoral, Gil de Araújo Corrêa; a chefe de cartório, Ana Cecilia Machado Catapan; o desembargador Eurípedes do Carmo Lamounier, representando o TJTO; o vice-governador do Tocantins, Laurez da Rocha Moreira; o promotor eleitoral Adriano Neves e o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes Filho.
As diplomações, que seguem até o dia 19, nos demais municípios tocantinenses, oficializam que os eleitos estão aptos a assumir os cargos para os quais foram escolhidos.
Comentários (0)