Empresa chinesa conhece Tocantins e pode instalar fábrica de máquinas no Estado

A visita do diretor geral da empresa chinesa ao Estado tem o objetivo de conhecer as potencialidades do Tocantins para o estudo de viabilidade de instalação de uma fábrica de máquinas pesadas.

Governador recebe diretor-geral da empresa
Descrição: Governador recebe diretor-geral da empresa Crédito: Elizeu Oliveira

Vendo o Tocantins como um dos estados do Brasil propensos para a instalação de uma fábrica de máquinas pesadas, o diretor-geral da empresa chinesa XGMA, Joaquim Zheng, encontra-se em Palmas para conferir as potencialidades do Estado. Ele foi recebido nesta quinta-feira, 9, pelo governador Marcelo Miranda (PMDB), no Palácio Araguaia. Durante a visita, o governador fez uma breve explanação sobre as vantagens propícias a investimentos e colocou o Governo do Estado à disposição.

 

“Queremos isso: grandes investimentos no Tocantins. Temos uma logística favorável e incentivos fiscais. É do nosso interesse trazer grandes empresários e o Estado está de portas abertas”, destacou Miranda. O diretor geral da empresa chinesa demonstrou interesse de investir no Estado. “O Tocantins tem um mercado muito grande. Há realmente um interesse da nossa empresa de instalar a fábrica aqui, mas precisamos estudar mais”, explicou Joaquim Zheng, que também está avaliando outros estados como São Paulo e Minas Gerais.

 

Segundo o consultor da empresa, Darcy Villela Itiberê, a intenção é instalar uma planta de montagem na área de construção, e a logística do Tocantins é uma das vantagens. “Acreditamos ter uma boa possibilidade pela demanda do mercado próximo ao Tocantins”, comentou ao citar ainda a ferrovia Norte-Sul como um ponto positivo. “É uma ferramenta maravilhosa”, pontuou.

 

Visitas

Após encontro com o governador, o empresário seguiu para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), a fim de obter mais informações sobre o potencial logístico e fiscal do Estado. Ainda na tarde desta quinta-feira o grupo visita minas de calcário nos municípios de Natividade e Arraias.

 

Também participaram da audiência o secretário-chefe da Casa Civil, Télio Leão Ayres; o subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Carlos Bezerra; e o diretor de Empreendimentos Estratégicos e Atração de Investimentos, Paulo Mendonça.

 

Empresa

A XGMA pertence ao grupo chinês AVIC, considerado um dos maiores grupos estatais de aviação, energia e telecomunicações. É também especialista na produção de pás carregadeiras e escaveiras.

 

(Com informações da SecomTO)

 

Comentários (0)