Os serviços topográficos de planimetria, altimetria e batimetria para a nova ponte sobre o Rio Tocantins, em Porto Nacional, foram concluídos pela construtora Rivoli do Brasil S.P.A. São serviços preliminares da obra com base no projeto básico licitado pela Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto). Conforme o Estado, até o final do mês de janeiro de 2018, também estarão concluídos os serviços de sondagem, com relatórios, que servirão para o detalhamento do projeto executivo de fundação da ponte.
Ainda segundo o Estado, um estudo hidrológico completo está em execução e é por meio de verificação do cálculo hidráulico que se confirmará, com exatidão, a geometria da ponte.
De acordo com a Rivoli do Brasil todos esses serviços preliminares, depois de concluídos, servirão para o detalhamento do projeto executivo da ponte. Em paralelo também estão sendo realizados outros serviços para aprovação da obra junto a Marinha do Brasil.
A área para implantação do canteiro da obra já está sendo estudada para regularização da mesma junto aos órgãos ambientais.
A nova ponte terá 1.488 metros de extensão, sendo 1.088 m de armação de concreto e 400 metros de aterro. A licitação ocorreu em 2014, pelo valor inicial de R$ 101.328.272,57. A assinatura da Ordem de Serviço autorizando o início das obras de construção da ponte ocorreu na terça-feira, 23 de outubro de 2017, no Trevo Sul, entre a TO-050 e a TO-255, em Porto Nacional.
Antiga Ponte
Construída entre os anos de 1976 e 1979, a antiga ponte de 900 metros liga o tráfego da TO-050, pelo trevo da TO-255, com a TO-070 até a BR-153. Em 2011, por causa de danos estruturais, o trânsito pesado foi limitado e atualmente os veículos que ultrapassam 30 toneladas de peso não podem usar a estrutura. Para chegar à Capital, veículos que ultrapassam o limite de peso imposto por meio de Decreto precisam ir até Paraíso do Tocantins, aumentando a distância em 100 km.
(Com informações da Ascom/Ageto)
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