Empresa de limpeza e lavanderia do HGP é denunciada por irregularidades no serviço

O problema começou na última segunda-feira, 25, após a Litucera Engenharia e Limpeza LTDA, retirar seus equipamentos dos Hospitais, que por mais de dois anos estiveram em posse do Governo.

Roupas são mal lavadas e não são condicionadas da forma adequada
Descrição: Roupas são mal lavadas e não são condicionadas da forma adequada Crédito: Divulgação

Uma denúncia recebida pelo Portal T1 Notícias relatou que cirurgias foram adiadas no Hospital Geral de Palmas nesta quinta-feira, 28, por falta de lençóis limpos; os enxovais dos leitos também não estariam sendo trocados e a roupa “limpa” estaria sendo armazenada de forma inadequada, comprometendo a saúde dos pacientes do Hospital. O problema se dá em razão da não-manutenção dos serviços de limpeza pela BR Automotion Ecological, empresa que desde novembro de 2017, faz os serviços de limpeza e de lavanderia do HGP. 

 

O problema começou na última segunda-feira, 25, após a Litucera Engenharia e Limpeza LTDA, começar a retirada de seus equipamentos dos Hospitais, que por mais de dois anos estiveram em posse do Governo do Tocantins. A Litucera suspendeu a prestação de serviços ao Estado, por falta de pagamento, em agosto de 2016. Desde essa época, o Governo do Tocantins se recusava a devolver os equipamentos da empresa. Enquanto a Litucera não conseguia na justiça a autorização para a retirada dos bens, as posteriores empresas contratadas usufruíam do maquinário da Litucera Engenharie

Limpeza. 

 

Sem o maquinário da Litucera, a BR Automotion não estaria conseguindo dar continuidade aos serviços que se comprometeu a fornecer.  A denúncia diz ainda que estão sendo utilizados produtos desqualificados para a limpeza adequada das roupas de cama e que a BR Automation começou armazená-las em carrinhos que são utilizados para recolher o lixo do Hospital. A preocupação dos funcionários do HGP está relacionada as possibilidades de contaminação, já que a empresa não está seguindo nenhuma das normas de saúde determinadas pela Anvisa.

 

Em nota a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que "os serviços de lavanderia que atendem ao Hospital Geral de Palmas e Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos são terceirizados, cabendo à empresa contratada o fornecimento em sua integralidade. A SES destaca que no dia 13 de junho, o HGP notificou a empresa para que a prestação dos serviços fossem regularizados imediatamente, a fim de que seja dada a devida assistência aos usuários da unidade. Em relação ao Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos, a SES informa que a lavanderia da unidade passa por adequação, sem comprometimento da prestação de serviço às usuárias do hospital".

 

A equipe do Portal T1Notícias não localizou nenhum contato da empresa BR Automotion para responder as denúncias. O espaço está aberto.

 

Comentários (0)