Empresa espanhola deve construir 1.400 Km de linhas de transmissão no Tocantins

O governador Siqueira Campos recebeu o presidente da empresa Albegoa na manhã desta terça, 21. Durante o encontro foram iniciadas as conversações com a empresa que venceu licitação para distribuição.

Governador recebe empresários
Descrição: Governador recebe empresários Crédito: Lia Mara/ATN

O Governador Siqueira Campos recebeu em seu gabinete na tarde desta terça-feira, 21, o presidente da filial brasileira da empresa espanhola Albengoa, Antonio Merino, para discutir sobre as obras da empresa no Tocantins. Ao lado do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Paulo Massuia, o Governador iniciou as conversações com a empresa vencedora da licitação federal para distribuição energética no Tocantins.

 

Na ocasião, Siqueira Campos destacou o potencial do estado para a produção e distribuição de energia elétrica com a construção das Usinas Hidrelétricas no Tocantins, nos municípios de Peixe, Lajeado e na região do Estreito, na divisa com o Maranhão. “Aqui no Estado não havia nada, não havia energia elétrica. Eram uns geradores de 40 HP em alguns municípios apenas. E isso em torno de 30 anos apenas. Hoje, com as hidrelétricas, já são mais de 70 mil km de linhas de transmissão urbana e rural”, comentou.

 

Ao todo, no Estado, serão cerca de 1.400 Km de linhas de transmissão construídas e instaladas pela empresa espanhola. A meta é instalar um canteiro de obras a cada 150 Km. Desta forma, Massuia frisou que a secretaria irá propor rodadas de negócios para capacitar mão de obra para trabalhar nas obras, e apresentar empresas do Estado para serem fornecedoras da Abengoa nos canteiros instalados. “Já nos colocamos à disposição para fazer rodadas de negócios com as micro, pequenas, médias e grandes empresas do Estado para serem fornecedoras de material e mão de obra”, completou.

 

Investimentos
 

Atuante no Brasil há cerca de 40 anos, a Abengoa já possui no país investimentos na ordem de EUR 2 bilhões. A meta, conforme o presidente da filial brasileira, é quadruplicar este valor nos três anos de duração do contrato das duas licitações vencidas junto ao governo federal. Para os cerca de 1.400 Km de linhas de transmissão no Estado, a estimativa é que sejam investidos mais de R$ 760 milhões.

 

Massuia informou que encaminhará à equipe técnica da empresa espanhola áreas de interesse para futuras parcerias com o Governo do Tocantins. De acordo com o secretário, serão analisados estudos para futuras parcerias nas áreas de produção de tecnologia, energias limpas e desenvolvimento das áreas no entorno dos seis pátios multimodais da Ferrovia Norte-Sul, no Tocantins.

 

Para Antonio Merino o encontro foi objetivo e, desta forma, positivo para futuros negócios. “Foi muito positivo. Fui muito bem recebido pelo governador e acho que temos a oportunidade de fazer muita coisa”, ponderou ao final da reunião.

 

Comentários (0)