Encontrado com histórico de soterramento histórico por anos e resgatado no início da semana, em Itacajá, pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), o jabuti macho (Chelonoidis carbonaria) teve nesta quinta-feira, 20, seu casco reconstruído. Mas, antes deste procedimento, que foi realizado em parceria com a Unicatólica, o animal passo pela triagem do Centro de Fauna do Tocantins (Cefau), onde foi identificado como sendo da espécie jabuti-piranga (Chelonoidis carbonaria) e teve atendimento clínico.
“Assim que esse animal chegou ao Cefau, iniciamos nosso protocolo de atendimento. Fizemos a biometria, identificamos que se trata de um macho e o colocamos em quarentena, período em que realizamos exames, acompanhamos sua evolução e observamos seu comportamento”, explicou a coordenadora do Cefau, médica veterinária Maymi Matuoca.
A coordenadora do Cefau explica que a quarentena é um protocolo padrão para todos os aniamais que chegam ao Cefau. Assim, o jabuti vai para um recinto onde passará por estudos comportamentais, receberá os cuidados necessários (alimentação adequada e específica para a espécie e exames complementares). "Se ele demonstrar condições para retornar à natureza, será solto em um habitat adequado. Caso contrário, será destinado para um zoológico ou centro de conservação”, detalhou a coordenadora.
.
O Naturatins reforça que, para solicitar o resgate de animais silvestres, os moradores devem entrar em contato com a Linha Verde pelo telefone 0800 063 11 55 ou via WhatsApp (63) 99106-7787. A captura e o encaminhamento também podem ser realizados pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e pelo Corpo de Bombeiros, instituições parceiras na proteção da fauna.
Comentários (0)