O Procon Tocantins disponibilizou a lista das dez empresas recordistas em reclamações junto ao órgão. São reclamações contabilizadas que já foram formalizadas e os processos encerrados. O Cadastro de Reclamações Fundamentadas (CRF) é formado por todos os processos administrativos finalizados pelos órgãos de defesa do consumidor e representa uma visão qualificada de parte dos problemas enfrentados pelos consumidores no mercado, e do comportamento dos fornecedores diante desses problemas.
Para entender a diferença entre demanda e reclamação, no ano passado a Energisa, concessionária de energia elétrica do Estado, gerou uma demanda de 2.289 atendimentos no Procon. Dessas, 487 viraram reclamações, ou seja, se transformaram em processo administrativo junto ao Procon, que acionou a empresa para tentar uma conciliação entre as partes. Do total de reclamações, 117 foram atendidas pela empresa e outras 370 negadas.
“Na linguagem do Procon, demanda é qualquer atendimento feito pelo órgão; reclamação é quando o consumidor formaliza a queixa contra a empresa, apresenta comprovantes de que houve uma frustração na relação de consumo”, explica o superintendente do Procon-TO, Nelito Cavalcante.
O cadastro de reclamações é uma divulgação obrigatória, prevista em lei, de todas as reclamações finalizadas. Ou seja, quando as partes envolvidas foram chamadas para tentar um acordo. “Os órgãos públicos de defesa do consumidor manterão cadastros atualizados de reclamações fundamentadas contra fornecedores de produtos e serviços, devendo divulgá-lo pública e anualmente. A divulgação indicará se a reclamação foi atendida ou não pelo fornecedor”, explicou o superintendente.
Cavalcante informou que a divulgação do CRF acontece de maneira simultânea em todo o País e o objetivo é a educação de fornecedores e consumidores e a prevenção de relações de consumo frustradas. “Por meio do CRF, agências reguladoras e órgãos legislativos podem nortear a elaboração de normas e resoluções que punam empresas ou setores que insistem em desrespeitar o consumidor”, ilustrou o superintendente.
10 FORNECEDORES MAIS RECLAMADOS NO TO | Total | Atendidas | Não Atendidas |
Energisa Tocantins Distribuidora de Energia S/A | 487 | 117 | 370 |
Banco BMG S/A | 300 | 74 | 226 |
Caixa Econômica Federal | 265 | 86 | 179 |
Banco do Brasil S/A | 264 | 49 | 215 |
14 Brasil Telecom Celular S/A (OI Brasil) | 248 | 116 | 132 |
Novo Mundo Moveis e Utilidades Ltda | 238 | 114 | 124 |
Nosso Lar – Lojas de Departamento Ltda | 233 | 228 | 5 |
Banco Bradesco S/A | 210 | 36 | 174 |
Brasil Telecom S/A (Oi-BrasilTelecon - Tel Fixa) | 207 | 104 | 103 |
Claro S/A (Claro Móvel) | 176 | 103 | 73 |
CCE da Amazônia – CEMAZ Ind. Elet. Da Amazônia S/A |
124 |
76 |
48 |
Segmentos mais reclamados no TO
SEGMENTO | OCORRÊNCIAS |
Bancos/Financeiras | 1039 |
Telefonia | 631 |
Lojas Departamentos (eletro/eletrônicos/móveis) | 595 |
Energia Elétrica | 487 |
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