Energisa, BMG e Caixa lideram ranking de reclamações no Procon Tocantins

No ano passado a Energisa gerou uma demanda de 2.289 atendimentos no Procon no Tocantins. Dessas, 487 viraram reclamações, ou seja, se transformaram em processo administrativo junto ao órgão

O cadastro de reclamações é uma divulgação obrigatória, de todas as reclamações
Descrição: O cadastro de reclamações é uma divulgação obrigatória, de todas as reclamações Crédito: Divulgação

O Procon Tocantins disponibilizou a lista das dez empresas recordistas em reclamações junto ao órgão. São reclamações contabilizadas que já foram formalizadas e os processos encerrados. O Cadastro de Reclamações Fundamentadas (CRF) é formado por todos os processos administrativos finalizados pelos órgãos de defesa do consumidor e representa uma visão qualificada de parte dos problemas enfrentados pelos consumidores no mercado, e do comportamento dos fornecedores diante desses problemas. 

 

Para entender a diferença entre demanda e reclamação, no ano passado a Energisa, concessionária de energia elétrica do Estado, gerou uma demanda de 2.289 atendimentos no Procon. Dessas, 487 viraram reclamações, ou seja, se transformaram em processo administrativo junto ao Procon, que acionou a empresa para tentar uma conciliação entre as partes. Do total de reclamações, 117 foram atendidas pela empresa e outras 370 negadas.           

 

“Na linguagem do Procon, demanda é qualquer atendimento feito pelo órgão; reclamação é quando o consumidor formaliza a queixa contra a empresa, apresenta comprovantes de que houve uma frustração na relação de consumo”, explica o superintendente do Procon-TO, Nelito Cavalcante.

 

O cadastro de reclamações é uma divulgação obrigatória, prevista em lei, de todas as reclamações finalizadas. Ou seja, quando as partes envolvidas foram chamadas para tentar um acordo. “Os órgãos públicos de defesa do consumidor manterão cadastros atualizados de reclamações fundamentadas contra fornecedores de produtos e serviços, devendo divulgá-lo pública e anualmente. A divulgação indicará se a reclamação foi atendida ou não pelo fornecedor”, explicou o superintendente.

 

Cavalcante informou que a divulgação do CRF acontece de maneira simultânea em todo o País e o objetivo é a educação de fornecedores e consumidores e a prevenção de relações de consumo frustradas. “Por meio do CRF, agências reguladoras e órgãos legislativos podem nortear a elaboração de normas e resoluções que punam empresas ou setores que insistem em desrespeitar o consumidor”, ilustrou o superintendente.

 

10 FORNECEDORES MAIS RECLAMADOS NO TO

Total

Atendidas

Não Atendidas

Energisa Tocantins Distribuidora de Energia S/A

487

117

370

Banco BMG S/A

300

74

226

Caixa Econômica Federal

265

86

179

Banco do Brasil S/A

264

49

215

14 Brasil Telecom Celular S/A (OI Brasil)

248

116

132

Novo Mundo Moveis e Utilidades Ltda

238

114

124

Nosso Lar – Lojas de Departamento Ltda

233

228

5

Banco Bradesco S/A

210

36

174

Brasil Telecom S/A (Oi-BrasilTelecon - Tel Fixa)

207

104

103

Claro S/A (Claro Móvel)

176

103

73

CCE da Amazônia – CEMAZ Ind. Elet. Da Amazônia S/A

 

124

 

76

 

48

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Segmentos mais reclamados no TO

          SEGMENTO

OCORRÊNCIAS

Bancos/Financeiras

1039

Telefonia

631

Lojas Departamentos (eletro/eletrônicos/móveis)

595

Energia Elétrica

487

 

 

 

 

 

 

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